André Martins, Professor no Instituto Superior Técnico e investigador na área de inteligência artificial, irá desempenhar funções como membro do RIAG (Research and Innovation Advisory Group) da Parceria de supercomputação EuroHPC.
A decisão de nomeação dos membros do RIAG por mandatos de dois anos foi tomada a 29 de fevereiro pelo Conselho de Administração da Parceria, na qual a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da FCCN, representa Portugal como Estado Participante.
Os doze membros que constituem o RIAG são selecionados com base no seu mérito científico e técnico, sendo André Martins o candidato designado pela FCT.
As responsabilidades
O RIAG aconselha o Conselho de Administração da EuroHPC sobre as prioridades para o desenvolvimento e adoção de tecnologias e aplicações pelos utilizadores dos recursos computacionais da EuroHPC. O RIAG é ainda responsável por desenvolver a componente de investigação e inovação do Programa Estratégico Multianual 2021-27 (MASP 2021-27) desta Parceria, um instrumento essencial para a definição dos Programas de Trabalho anuais da EuroHPC, dos quais resultam os concursos de acesso e os concursos para projetos de investigação e inovação da Parceria.
O trabalho dos membros do RIAG pauta-se pela imparcialidade e objetividade científica, e importa assinalar o contributo de uma perspetiva da comunidade nacional, particularmente, no que respeita à utilização de supercomputadores para aplicações na área da inteligência artificial.
Objetivos da EuroHPC
A EuroHPC é uma Parceria público-privada que visa desenvolver, implantar, ampliar e manter na Europa e em países associados um ecossistema de computação de alto desempenho (HPC), computação quântica, infraestrutura de serviços e dados, federado, seguro e hiper-conectado.
Para mais informação sobre a EuroHPC consulte a página no website da FCT.