A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da FCCN, convida potenciais interessados dos setores nacionais da Ciência, Tecnologia, Inovação e Administração Pública a apresentarem manifestações de interesse para acederem à fase de pré-produção do novo supercomputador MareNostrum 5, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os trabalhos terão uma duração prevista de três meses, com início a partir de junho/julho de 2024.
O MareNostrum 5 (MN5) é uma nova plataforma de supercomputação europeia instalada no Barcelona Supercomputing Centre (BSC), na qual Portugal tem uma participação de 5%, tendo sido recentemente concluída a montagem física e lógica das duas maiores partições computacionais.
Candidaturas abertas até 27 de junho
Os interessados devem preencher e submeter o formulário simplificado em https://forms.office.com/e/1Qn351dt7, disponível até 27 de junho de 2024. Este acesso destina-se apenas a projetos de investigação ou inovação pré-comercial.
O presente processo encerra quando se esgotarem os recursos disponíveis ou quando forem aprovados os projetos de tipologia A3 – MareNostrum 5 no 4.º Concurso de Projetos de Computação Avançada.
Para mais informações, sugere-se a consulta da página dedicada a esta manifestação de interesse no site da FCT. Mais esclarecimentos podem ser obtidos ainda através do e-mail: rnca@fccn.pt