A EuroHPC JU abriu uma nova oportunidade de candidaturas para o acesso regular aos seus supercomputadores de última geração. O Deucalion integra a lista de recursos disponíveis.
O supercomputador português mais rápido de sempre, que é gerido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e atualmente apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está entre os recursos disponíveis. A este juntam-se outros sete, incluindo o MareNostrum 5, que conta também com a participação portuguesa e o apoio do PRR.
Os projetos que necessitem de tempo e grandes quantidades de recursos computacionais podem candidatar-se e aceder a uma destas soluções de computação de alto desempenho disponíveis.
Quem se pode candidatar
Investigadores de toda a Europa podem candidatar-se a utilizar recursos computacionais para impulsionar os seus projetos de pesquisa e inovação. Este convite destina-se a todos os campos da ciência, indústria e setor público.
As propostas podem ser submetidas através de três vias de candidatura distintas:
- Acesso científico: candidaturas do meio académico e de institutos de investigação públicos;
- Acesso ao sector industrial: candidaturas com investigadores principais provenientes do sector industrial;
- Acesso à Administração Pública: candidaturas com investigadores principais provenientes do sector público.
Espera-se ainda que os projetos a concurso tenham um elevado impacto na sua área de aplicação, que deva justificar a necessidade de grandes dotações em termos de tempo de computação, armazenamento de dados e recursos de apoio.
As propostas devem ser submetidas até 6 de setembro
Todos os que queiram potenciar as suas investigações, utilizando o poder computacional de nível mundial, devem submeter as suas propostas até dia 6 de setembro de 2024.
Mais informações sobre as condições de acesso e processo para candidatura em https://eurohpc-ju.europa.eu/eurohpc-ju-call-proposals-regular-access-mode_en