No âmbito da candidatura conjunta de Portugal e Espanha para a instalação de uma Fábrica de Inteligência Artificial (IA), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), lançou um convite à manifestação de contributos.
Disponível através de um formulário simplificado aberto a todos os potenciais interessados, visa recolher opiniões e prioridades para o desenvolvimento da candidatura. O prazo para a submissão inicial termina a 21 de outubro de 2024, mas o convite permanecerá aberto após essa data. A participação é voluntária e não vinculativa.
Portugal, através da FCT e da sua unidade de serviços digitais FCCN, está a preparar esta candidatura, em consórcio com Espanha, para a instalação de uma Fábrica de IA. Esta iniciativa surge na sequência do pacote de medidas lançado pela União Europeia, em janeiro de 2024, para apoiar startups e pequenas e médias empresas (PME) no desenvolvimento de IA fiável, em conformidade com os valores e normas da UE, incluindo a Lei da IA (AI Act).
As Fábricas de IA são ecossistemas inovadores que reúnem recursos fundamentais, como capacidade computacional, dados e especialistas, para a criação de modelos avançados de Inteligência Artificial. Estes ecossistemas são suportados por supercomputadores otimizados para IA e têm como objetivo acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas na Europa.
A implementação destas fábricas está a cargo da Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho (EuroHPC), que lançou um concurso, a 10 de setembro de 2024, para a seleção de países ou consórcios para acolher estes centros de inovação.
Mais informações sobre as Fábricas de IA disponíveis na Estratégia Digital da Comissão Europeia e no site da EuroHPC.
Para esclarecimentos adicionais, contacte o Serviço Digital da FCT de Computação Avançada através do e-mail: rnca@fccn.pt.