A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da FCCN, e a NORDUnet, entidade que interliga as redes de investigação e educação nos países nórdicos, assinam um Memorando de Entendimento para apoiar a iniciativa Polar Connect.
Este acordo está alinhado com as preocupações da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, relativas à conectividade digital internacional. Visa salvaguardar a soberania digital europeia mediante a obtenção de conetividade segura e resiliente, através do Ártico para a Ásia e para a América do Norte, em prol da investigação, do desenvolvimento, da inovação e educação.
Prevê-se a interligação direta entre a Europa e a Ásia
Mais de 97% do tráfego da internet circula atualmente por cabos submarinos. No entanto, no atual contexto geopolítico, as rotas desses cabos tornaram-se inseguras, sendo por isso imperativa a exploração de rotas alternativas. Este memorando prevê que a Polar Connect utilize uma nova rota de cabo submarino, pelo Ártico. Esta medida possibilitará a interligação direta entre a Europa e a Ásia, utilizando-se uma infraestrutura resiliente, segura e soberana, crucial para a autonomia digital europeia.
A FCCN, serviços digitais da FCT, e a NORDUnet mantêm uma longa história de colaboração, que remonta aos primeiros dias das redes de investigação e educação na Europa, e à criação da rede GÉANT.
João Nuno Ferreira, Coordenador-Geral da FCCN, serviços digitais da FCT, sublinha que “a Polar Connect é uma iniciativa dos Digital Global Gateways, complementar ao Ellalink, e que é apoiada pela FCT por ser altamente estratégica, proporcionando a Portugal o acesso a uma ligação direta, resiliente e soberana ao Leste Asiático, permitindo novas oportunidades de comunicação e colaboração em investigação”.
Ambas as entidades reconhecem a importância estratégica de uma presença internacional forte, sustentável e resiliente para a Europa, comprometendo-se a avançar com os Digital Global Gateways – infraestruturas tecnológicas que facilitam o fluxo de informação digital, aqui representados por sistemas que promovem a conectividade entre diferentes continentes.