Pedro Fernandes, Diretor do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi um dos participantes do Encontro de Computação Avançada em 2023.
A menos de um mês da próxima edição do evento, que se realiza na Universidade da Beira Interior entre os dias 5 e 6 de novembro, o também Professor Catedrático deu-nos o seu testemunho sobre a sua participação na iniciativa do ano passado.
Segundo Pedro Fernandes, este é um evento muito importante “porque congrega investigadores das mais diversas áreas científicas que têm em comum a utilização de recursos de HPC”, acrescentando ainda que “sem este evento, esta comunidade nunca se encontraria, pois cada um frequenta congressos na sua área de saber”.
Recordando a sua experiência, destaca o facto de, através do Encontro, ter convivido com matemáticos, informáticos, físicos, biólogos, astrónomos, entre outros profissionais, o que lhe permitiu “perceber as suas necessidades, as suas semelhanças e diferenças, e aquilo que nos une a todos – o trabalho em computadores de alto desempenho”.
Assumindo também o interesse em estar presente numa próxima edição, Pedro espera que este próximo Encontro ajude a definir “as necessidades e prioridades da computação avançada em Portugal e contribuir para um progresso sustentado e estrategicamente planeado dos recursos para computação de alto desempenho no nosso país”.
O evento, organizado pela FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vem reunir investigadores, técnicos e decisores com o objetivo de promover a colaboração e o desenvolvimento de competências na área da Computação Avançada. A edição anterior contou com 16 sessões, 29 oradores e mais de 60 participantes.
As inscrições para a 4ª edição da iniciativa ainda estão abertas, estando também já disponível o programa do evento.