A FCT divulga os resultados finais do convite às Manifestação de Interesse para a criação e estabelecimento de um Consórcio que Promova a Gestão e Partilha de Dados de Investigação a Nível Nacional. Foram igualmente divulgados os resultados provisórios das Manifestações de Interesse para criação de Centros para a Gestão de Dados de Investigação (GDI).

Estes dois processos estão inseridos no Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), uma medida do investimento RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Consórcio Nacional de Gestão e Partilha de Dados de Investigação terá como missão principal a promoção, criação e desenvolvimento de uma comunidade de prática em Rede para a gestão de dados de investigação FAIR em Portugal, articulando e apoiando os Centros para a Gestão de Dados de Investigação selecionados. Terá ainda como objetivo  garantir apoio na convergência com a legislação e infraestruturas (nacionais e europeias). Foi selecionada a proposta submetida.

No caso dos Centros para a GDI, as entidades selecionadas (resultados provisórios) contribuirão para a criação de uma rede de suporte à gestão e abertura de dados de investigação em Portugal, servindo uma comunidade de utilizadores internos à(s) instituição(ões) e promovendo os princípios de Dados FAIR.

Das 18 propostas submetidas para os Centros para a GDI, foram selecionadas as primeiras 10 propostas, resultantes da avaliação do painel. Adicionalmente, é intenção da FCT contratar igualmente com os centros que superaram o limiar da classificação eliminatória, de acordo com a alínea 3.3 do Apelo à Manifestação de Interesse.

Durante o processo de avaliação, o painel destacou a elevada qualidade das propostas, bem como a iniciativa de constituição e promoção de uma Rede Nacional para a Gestão de Dados de Investigação.

Para mais informações, é possível consultar ainda a página com a documentação detalhada, bem como o endereço para onde deverão ser enviadas questões relativas a estes processos.

Logotipo Plano de Recuperação e Resiliência, logotipo da Republica Portuguesa e Logotipo da União Europeia

Outros artigos relacionados