Ao longo dos últimos 20 anos, a b-on – Biblioteca do Conhecimento Online tem vindo a disponibilizar acesso ilimitado a milhares de periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos científicos. Hoje, a comunidade ligada a este serviço da FCCN, serviços digitais da FCT, esteve reunida no Politécnico de Viseu para celebrar esse legado e missão.
Comemorar duas décadas de existência da b-on, reunindo parceiros e amigos. Este foi o principal objetivo do evento que se realizou hoje, 20 de novembro, no Politécnico de Viseu, que serviu ainda para refletir sobre o papel e o futuro deste serviço digital disponibilizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através da FCCN.
O programa deste dia dividiu-se em vários momentos. Depois de um primeiro painel dedicado à génese deste serviço digital, seguiram-se sessões que focaram a sua construção, impacto e futuro, bem como um brinde simbólico que festejou estas duas décadas de existência. Este percurso permitiu, ao longo do dia, “refletir sobre o passado, presente e futuro desta longa e excelente cooperação”, destaca a b-on, no seu site.
Durante o evento, foram apresentadas algumas das métricas que ilustram o impacto deste serviço no dia a dia da comunidade de ensino e investigação. Desde logo, o número de utilizadores tem vindo a aumentar, fixando-se agora nos cerca de 480 mil utilizadores. Também o total de downloads tem vindo a crescer significativamente: 2024 significou, pela primeira vez, o alcance da meta dos 20 milhões de downloads anuais.
Outra das dimensões da b-on com maior impacto são os acordos transformativos, revelou a gestora de ciência da b-on, Simone Zacarias, que permitem à b-on “contribuir para a produção de conteúdos científicos em acesso aberto”. “Estimamos uma ‘poupança’ de 11,6 milhões de euros resultante desses acordos em 2024”, revelou, sendo que, desde a criação destes acordos, em 2022, a b-on já permitiu uma poupança acumulada de 27,6 milhões de euros aos autores.
“Falou-se hoje várias vezes de paixão e esse é um dos elementos que justifica o sucesso da b-on”, destacou, a certa altura, durante o evento de hoje, o diretor de área da FCCN, serviços digitais da FCT, Miguel Andrade. Destacando “a paixão das pessoas que trabalham e têm vindo a trabalhar ao longo dos anos neste projeto”, Miguel Andrade elegeu outro dos “fatores decisivos” da sua ação e que permite aumentar o impacto do trabalho realizado, concluiu: “O interesse colectivo, através da colaboração entre instituições”.
“O futuro da b-on passa por abraçar as tecnologias e oportunidades à sua disposição”, destacou Simone Zacarias, olhando para o que espera a Biblioteca do Conhecimento Online, durante os próximos anos. Uma ideia que foi complementada pelo vice-reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão. “Não sabemos exatamente o que vai acontecer no campo da ciência”, realçou, antes de acrescentar: “A b-on deve continuar a antecipar o futuro”.
E o futuro da b-on foi o foco das palavras do Diretor de Área de Informação Científica da FCCN, serviços digitais da FCT, João Mendes Moreira, na altura de cantar os parabéns: “Como até agora, para os próximos anos, contamos convosco e estaremos aqui para vos servir”.
Para saber mais sobre este evento, visite o site do evento.