O 4.º Encontro de Computação Avançada, realizado nos dias 5 e 6 de novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, reuniu 62 participantes de diversas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O evento destacou-se pelo ambiente de colaboração e pelo foco nas mais recentes tendências em computação avançada.
Com uma agenda variada, o encontro organizado pela FCCN, serviços digitais da FCT, com o apoio da UBI, contou com a participação de 15 oradores presenciais e 5 intervenções remotas de especialistas internacionais em 16 sessões temáticas, além de dois workshops. Entre os palestrantes remotos, estiveram representantes da organização do encontro para apresentar os Resultados do Inquérito de Computação Avançada. A sessão contou também com o contributo de representantes do Projeto SCALAC, do EuroHPC, do Centro Nacional de Competências HPC da Holanda e a convidada da UBI, Professora Sorana Cimpan, que deu uma perspectiva detalhada sobre visualização de dados.
Os momentos altos do evento incluíram o workshop “Demo Deucalion”, que permitiu aos participantes ter uma visão mais prática sobre o supercomputador português, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Também as sessões mais técnicas sobre portabilidade de códigos de x86 para ARM e uso de containers em inteligência artificial, e a sessão dedicada ao laboratório virtual de HPC, foram recebidas com grande interesse.
O encontro foi uma oportunidade para fomentar o diálogo sobre os desafios e as oportunidades no uso de recursos de computação avançada, promovendo parcerias e troca de experiências entre equipas de suporte técnico e utilizadores.
Com apoio do EuroCC Portugal, as sessões e workshops dedicados a variados temas e com perspetivas de enumeras organizações promoveram o networking entre os participantes. A colaboração entre instituições de ensino superior, empresas e centros de investigação culminou com a reunião dos parceiros do projeto, durante a tarde do segundo dia.
Para Susana Caetano, gestora do serviço de Computação Avançada da FCT, desenvolvido pela FCCN, “este evento reforça o compromisso de Portugal com a promoção e o uso estratégico de tecnologias avançadas, como HPC e IA, capacitando a comunidade científica e técnica para enfrentar os desafios do futuro. Resta deixar uma palavra de agradecimento à UBI e aos responsáveis pelo Centro de Competências 3CA-UBI, pelo acolhimento e apoio ao longo dos dias de evento”.
Para consulta das apresentações e gravações deste encontro, revisite a agenda na página do Indico.