Nos dias 21 e 22 de novembro, a 11.ª edição do Fórum GDI reuniu cerca de 150 participantes de diversas instituições no Instituto Politécnico de Viseu. Com a participação de vários interlocutores, o evento incentivou o debate sobre a gestão de dados de investigação, o desenvolvimento de competências técnicas e a promoção do conhecimento sobre iniciativas nacionais e globais nesta matéria.
Durante dois dias, a comunidade de investigadores, gestores de ciência, data stewards, bibliotecários, técnicos de informação e sistemas, dirigentes e estudantes, participou nas sessões de Flash Talks e de apresentação de Pósteres, onde foram dados a conhecer doze projetos relevantes nesta área, bem como na sessão “Café com Dados”, em que foi abordada a utilização de cadernos eletrónicos de laboratório.
Um dos destaques da 11.ª edição do Fórum GDI foi a participação da Keynote Speaker Robin Rice, Head and Data Librarian da Universidade de Edimburgo, que partilhou o caminho trilhado pela entidade no desenvolvimento do serviço institucional de dados de investigação. Esta foi uma das instituições pioneiras na adoção das boas práticas, numa altura em que a preocupação com esta área era menor.
O workshop foi também um dos principais momentos do evento, onde foram abordados os serviços de repositórios de dados de investigação, partilhadas várias plataformas e a experiência da sua comunidade de utilizadores.
A equipa do serviço digital Polen da FCT, desenvolvido pela FCCN, e organizadora do evento, destaca que “o Fórum deste ano foi o maior de sempre, tanto em número de participantes como de atividades. As Flash Talks, Pósteres, Workshop e o Café com Dados foram atividades que se sedimentaram e que, certamente, se vão manter e ganhar dimensão. Foi possível notar um número cada vez maior de pessoas cujo trabalho está diretamente relacionado com a Gestão de Dados de Investigação (GDI), o que demonstra a elevada necessidade das instituições em acompanhar os progressos nesta área. Destaque, igualmente, para a promessa de que os Centros de Competência, cuja apresentação dos resultados foi feita no último dia do Fórum, serão o início de uma Rede Nacional para a GDI duradoura e profícua.”
No Fórum GDI, houve ainda espaço para a partilha das atividades no âmbito da implementação do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), financiado pelo PRR, nomeadamente a criação de um Consórcio e de Centros de Competência, que contribuirão para a promoção de uma rede nacional de gestão de dados de investigação FAIR.
A organização do evento esteve a cargo da FCT, através da unidade de serviços digitais FCCN, e da Universidade do Minho. O 11.º Fórum GDI encontra-se inserido no investimento RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Edição 2025
Para a próxima edição do Fórum GDI, a realizar em 2025, a organização promete manter a aposta num formato igualmente rico e diversificado, que dê a conhecer projetos inovadores e que promova um ambiente de partilhar de experiências e de troca de ideias sobre as melhores práticas.