A FCT divulgou os resultados finais da Manifestação de Interesse para a criação de Centros para a Gestão de Dados de Investigação (GDI). Este processo corresponde a um investimento de cerca de 3 milhões de euros.
O projeto de criação dos Centros para a GDI está inserido no Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Aberto de Investigação (PNCADAI), uma medida do investimento RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No total, foram selecionadas 14 propostas para a criação de centros institucionais e temáticos que vão integrar a rede de suporte à gestão e abertura de dados de investigação em Portugal, contribuindo para a comunidade de utilizadores internos às instituições e promovendo os princípios de Dados FAIR.
Durante o processo de avaliação, o painel de júri destacou a elevada qualidade das propostas apresentadas, bem como a iniciativa de constituição e promoção de uma Rede Nacional para a Gestão de Dados de Investigação.
Para mais informações, é possível consultar ainda a página com a documentação detalhada, bem como o endereço para onde deverão ser enviadas questões relativas a estes processos.