A FCT, através da sua unidade de serviços digitais, FCCN, desenvolveu a formação “CSIRT in a Box: Capacitação Inicial de Equipas de Resposta a Incidentes”, disponível na plataforma NAU. As inscrições estão abertas até 8 de maio de 2025.  

A cibersegurança é um tema essencial numa sociedade cada vez mais digital. Para combater de forma eficaz as ameaças advindas deste processo, torna-se evidente a necessidade de criar Equipas de Resposta a Incidentes Informáticos (CSIRT).  

O curso “CSIRT in a Box: Capacitação Inicial de Equipas de Resposta a Incidentes”, da FCT, desenvolvido pela FCCN, tenciona influenciar a criação de novas equipas CSIRT. Desde a formação de capital humano à disponibilização de ferramentas open source, o formando adquire, no final do curso, uma visão global sobre o processo de criação deste tipo de equipas, bem como das principais atividades que estes profissionais desempenham diariamente. 

Carlos Friaças, gestor do serviço de cibersegurança da FCT, destaca que “com a iminente transposição da diretiva NIS2 para a legislação portuguesa, a resposta a incidentes de segurança informática é uma das peças do puzzle que assume maior relevância. Neste enquadramento, a equipa de cibersegurança da FCT, uma das mais antigas equipas de resposta a incidentes no nosso país, considerou fundamental o desenvolvimento deste curso online, acessível a qualquer pessoa que tenha interesse nesta temática.” 

O curso é disponibilizado de forma totalmente gratuita, com uma taxa de esforço estimada de duas horas e as inscrições estão abertas.  

O projeto NAU é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).  

image 1 FCCN, Serviços digitais da FCT

Outros artigos relacionados