A Comissão Europeia abre candidaturas para o novo programa em Computação Avançada (HPC – High Performance Computing), uma especialização de âmbito pan-europeu que tem por base os conhecimentos adquiridos no anterior projeto-piloto EUMaster 4HPC. As inscrições estão abertas até ao dia 14 de maio de 2025.
O mestrado tem como objetivo preparar os estudantes para os desafios e oportunidades no panorama da HPC e formar especialistas nesta área, desenvolvendo as temáticas da Inteligência Artificial e da Computação Quântica. São elegíveis candidatos provenientes de universidades, de instituições de investigação e de consórcios que cumpram os critérios definidos.
Inclui também um currículo de formação avançada, abrangendo módulos especializados em arquitetura de sistemas, desenvolvimento de software, operações e utilização de HPC. O programa vai abordar alguns dos mais significativos desafios da sociedade, aplicando a Computação de Alto Desempenho a áreas cruciais como a modelação climática, a otimização dos cuidados de saúde e o desenvolvimento de medicamentos.
O projeto tem uma duração de seis anos, com quatro grupos de estudantes que vão ser formados ao longo do curso, e vem assegurar o desenvolvimento de uma mão de obra europeia altamente qualificada no domínio da Computação Avançada, que contribuirá para reforçar a liderança da Europa neste domínio e promoverá a colaboração entre o meio académico e a indústria, através do intercâmbio de conhecimentos.
Todas as informações sobre este programa estão disponíveis na página da Comissão Europeia.