No ano que agora termina, a FCCN, serviços digitais da FCT, consolidou o seu papel como motor de inovação no ecossistema académico e científico nacional, ao potenciar a colaboração no seio desta comunidade.
Novos serviços e ferramentas, encontros da comunidade e inúmeras celebrações e reconhecimentos, num ano marcado pelo reforço do propósito da FCCN em criar um futuro onde a tecnologia potencia a criação de conhecimento.
Relembre 12 dos marcos da FCCN em 2024.
1# Nova imagem FCCN
No início do ano, foi anunciado o rebranding da FCCN, que veio consolidar a ligação à Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O objetivo passou por reforçar a identidade da FCCN, transformando-a numa marca umbrella mais forte e coesa, que potencia a sinergia entre os seus vários serviços digitais. Tudo isto, através de uma personalidade moderna e de um design minimalista.
Esta mudança trouxe ainda uma nova designação – FCCN, serviços digitais da FCT – e estendeu-se aos serviços digitais, cujo rebranding será divulgado em 2025.
2# NAU assina protocolo com a EDX.org
A NAU, serviço digital da FCT, desenvolvido pela FCCN, levou a formação online mais longe em 2024, ao passar a estar presente numa das maiores plataformas de e-learning a nível mundial, enquanto PortugalX.
Aqui, serão disponibilizados pelo menos 60 cursos em português, que chegarão a mais de 2 milhões de utilizadores oriundos de países de língua oficial portuguesa.
3# Jornadas FCCN
Realizado na Madeira, este encontro foi um marco no calendário da comunidade de ensino superior e investigação em Portugal. Reuniu, durante três dias, 641 participantes, 102 oradores e 35 patrocinadores, consolidando-se como uma referência na partilha de conhecimento e inovação tecnológica.
Para 2025, o encontro já tem data e lugar marcados: as Jornadas FCCN 2025 realizam-se de 6 a 8 de maio de 2025, em Coimbra.
4# Lançamento do Zelo
A FCCN apresentou o Zelo, o Portal nacional para suporte ao RGPD. Este serviço digital vem possibilitar às organizações, com total autonomia, registarem, gerirem e monitorizarem os processos associados ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Podem aderir ao Zelo, sem custos adicionais, todos os organismos pertencentes à área de governo da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
5# Nasceram dois novos programas, com os apoios PRR
A Ciência foi contemplada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento de 93 milhões de euros.
Os programas ” Ciência + Digital” e ” Ciência + Capacitação estão a ser implementados pela FCT, nomeadamente através da FCCN, até junho de 2026. Entre os projetos apoiados está a criação do Campus de Ciência e Tecnologia e do Centro Nacional de Computação Avançada.
6# Duas distinções para o Arquivo.pt
O Arquivo.pt, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, recebeu o galardão de “Melhor Projeto da Administração Pública Central”, pelos Prémios Navegantes XXI.
O arquivo da web portuguesa foi também reconhecido pelo seu trabalho para a “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, uma distinção do Prémio Transformação Digital 2024.
7# Celebração 20 anos b-on
A b-on – Biblioteca do Conhecimento Online comemorou duas décadas de existência, e reuniu, em Viseu, a sua comunidade.
Com mais de 480 mil utilizadores e 20 milhões de downloads em 2024, este serviço da FCCN continua a transformar o panorama científico nacional.
8# Reuniu-se, pela primeira vez, a comunidade do PUB IN
O 1.º Encontro PUB IN – revistas e comunicação científica para a ciência aberta realizou-se em Lisboa. Este foi um evento organizado pela FCCN e pela Universidade do Minho, e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Composto por painéis temáticos, workshops, entre outros momentos, juntaram-se mais de 120 pessoas pertencentes à comunidade editorial nacional. A segunda edição realizar-se-á entre os dias 26 e 27 de março de 2025, no Porto.
9# 1.ª edição do Encontro sobre Preservação Digital
Realizou-se, pela primeira vez, o Encontro Novos Caminhos para a Preservação e o Acesso à Informação, promovido pela FCT – Arquivo de Ciência e Tecnologia e pelo Arquivo.pt, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvido pela FCCN.
A Torre do Tombo recebeu as mais de 240 pessoas presentes, num dia em que se discutiram os principais desafios que os profissionais da informação e documentação enfrentam atualmente.
10# FCCN.PT foi reconhecido com o Selo Prata pela AMA
A Agência para a Modernização Administrativa atribuiu o Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade ao site institucional FCCN.PT, reconhecendo o compromisso da FCCN com as melhores práticas na web.
A avaliação considera a adequação do site a uma experiência mais inclusiva para todos os utilizadores, independentemente das suas capacidades sensoriais, motoras ou cognitivas.
11# Participação portuguesa numa das fábricas de IA da Europa
A participação portuguesa é liderada pela FCT, numa iniciativa conjunta de Espanha, Portugal, Turquia e Roménia.
As fábricas de IA agregam recursos nacionais e da UE, sendo que a candidatura em que Portugal participa vai operar uma Fábrica de IA associada ao supercomputador MareNostrum 5.
12# RCAAP alcança 1 milhão de documentos agregados
O serviço digital da FCT RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – termina o ano com um marco histórico.
A meta de um milhão de conteúdos científicos agregados é alcançada no momento em que o RCAAP celebra também 16 anos de existência.
Em 2025, renovamos o compromisso em levar a tecnologia para o conhecimento mais longe.