A aposta na Computação Avançada é uma condição essencial para o progresso científico e económico, proporcionando o desenvolvimento de novas atividades de índole académica e científica, a promoção da formação e o estímulo às atividades empresariais de base tecnológica. Neste sentido, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) dá mais um passo para a afirmação desta área em Portugal, através da criação de uma nova estrutura institucional, o Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA). Esta é uma iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, sendo uma das ações inscritas na medida RE-C05-i08 Ciência Mais Digital, contratualizada entre a FCT e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal.
O CNCA surge com o propósito de gerir, enquadrar, acompanhar e promover esforços, no sentido de implementar em Portugal novas iniciativas de Computação Avançada, por forma a concretizar os benefícios que delas resultam para as comunidades de investigação e inovação.
Num primeiro momento, a FCT procederá à apresentação do projeto a todas as entidades potencialmente interessadas. Pretende-se assegurar que o centro inicia as suas atividades de forma abrangente e inclusiva, envolvendo o maior número possível de parceiros do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
Sessão online de apresentação é aberta a todos
Às 15h00 do dia 31 de janeiro terá início uma sessão online onde será apresentado o novo centro, o seu modelo de funcionamento, os recursos iniciais e o procedimento de adesão de entidades interessadas.
A sessão é aberta a todos, mas requer inscrição prévia, sendo após este registo disponibilizado o link que assegura a participação no webinar.
A FCT convida ainda aos interessados a enviarem questões que considerem relevantes abordar na sessão para o email cnca-questoes@incd.pt até ao dia 27 de janeiro. Quaisquer outras dúvidas ou questões deverão igualmente ser encaminhadas para o mesmo endereço.
O papel da FCT para a área da Computação Avançada
O Centro Nacional de Computação Avançada junta-se às restantes iniciativas que a FCT, através da sua unidade de serviços digitais FCCN, tem vindo a desenvolver e que se enquadram nesta área tecnológica.
Destaca-se a realização regular de concursos de projetos de computação, o financiamento de projetos de I&D na área da Computação Avançada e suas aplicações. Também a aquisição de recursos computacionais nacionais, no quadro da iniciativa European High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU), tais como o Deucalion e o MareNostrum 5, e a atribuição expedita de tempo de cálculo nestes novos supercomputadores da FCT aos beneficiários de quaisquer projetos FCT já avaliados integram estes esforços.