João Moraes Palmeiro é Diretor Executivo do Aveiro Media Competence Center (AMCC), entidade responsável pela atribuição de uma Menção Honrosa do Prémio Arquivo.pt 2025.
Um mês após a abertura das candidaturas para a distinção atribuída pelo Arquivo.pt, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvido através da FCCN, o representante do AMCC partilhou a importância desta parceria na valorização do conteúdo online e no desenvolvimento de boas práticas.
Segundo João Moraes Palmeiro, “a colaboração com o Prémio Arquivo.pt é muito relevante para o Aveiro Media Competence Center porque acreditamos firmemente na importância da preservação e promoção da memória digital”. Destaca ainda que a parceria entre as duas entidades permite contribuir para “a valorização do conteúdo online, assegurando que a história da comunicação e dos media seja acessível às gerações presentes e futuras”.
Esta não a primeira edição do Prémio Arquivo.pt que conta com a participação do AMCC e o seu diretor executivo revela as mais-valias de estar associado a este projeto que inclui “a conexão com profissionais da área, o desenvolvimento de boas práticas na digitalização e a promoção de projetos inovadores que utilizam a tecnologia para preservar a história dos media”.
O Aveiro Media Competence Center destaca ainda o papel importante que Prémio Arquivo.pt tem na promoção da digitalização dos media a nível regional, uma vez que incentiva a promoção da preservação do património digital. “Este prémio não se limita a reconhecer e valorizar os projetos que contribuem para a acessibilidade de arquivos de notícias, como também estimula a criatividade e a inovação entre instituições locais e profissionais de comunicação. O arquivo é conteúdo muito importante para a comunicação noticiosa que é feita atualmente e, quando bem implementado, pode ser uma parte essencial do modelo de negócio digital dos media locais, que disponibilizam conteúdos que outros meios não”.
Um dos projetos premiados pela menção honrosa atribuída pela AMCC em edições anteriores do Prémio Arquivo.pt que mais marcou João Moraes Pinheiro foi Imaginarium, “não só era inovador na forma como trabalhava o arquivo de imagens, como permitia encontrar mais informação através das imagens, potenciando a utilização de mais conteúdos disponibilizados em diferentes arquivos digitais”.
Quanto aos projetos candidatos, o Aveiro Media Competence Center valoriza a inovação, a criatividade e a ligação à preservação de conteúdos. “Procuramos candidatos que vão além da digitalização de conteúdos, que ofereçam novas perspetivas sobre como a informação pode ser acedida e consultada. A capacidade de envolver a comunidade, educar o público e promover a acessibilidade é fundamental para nós”. Paralelamente, a qualidade técnica e a user experience dos projetos são critérios importantes no momento de avaliação.
Toda a informação sobre o Prémio Arquivo.pt 2025 está disponível em https://arquivo.pt/premio.