A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do seu Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT), organiza durante o ano de 2025 o ciclo “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória”. A 2.ª Sessão irá decorrer no dia 16 de abril, com início às 14h30, nas instalações da FCT (Av. D. Carlos I, 126, Lisboa).
Este ciclo tem como objetivo a divulgação do acervo documental do Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT, e também de outros relevantes para a história e memória da Ciência e da Tecnologia em Portugal, através da promoção de cinco sessões de curta duração, realizadas num ambiente informal e de partilha.
Paula Diogo, vogal do CD da FCT e Paula Meireles, coordenadora do Arquivo de Ciência e Tecnologia, farão a abertura desta sessão, que terá como orador convidado o investigador Quintino Lopes (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora/IN2PAST – Universidade de Évora).
Consulte o programa detalhado do evento no site da ACT e inscreva-se gratuitamente aqui.
O ACT é único na história da atividade científica em Portugal, com a função de preservar e gerir a memória documental da produção científica nacional, traduzida em milhares de processos de apoio a bolsas, instituições e projetos de investigação. Aberto ao público desde 16 de dezembro de 2011, possui um significativo acervo documental que inclui, para além do próprio arquivo da FCT a partir de 1997, o espólio da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), de 1967 a 1997, e de outros organismos públicos e privados, essencialmente na área das políticas e financiamento da ciência em Portugal.
Estão ainda agendadas mais três sessões deste ciclo no decorrer de 2025, que serão realizadas a 18 de junho, 17 de setembro e 19 de novembro. Toda a informação sobre os programas específicos de cada sessão será disponibilizada, atempadamente, nesta página.