O POLEN, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvido pela FCCN, lança o novo site oficial — um espaço dedicado à gestão e partilha de dados de investigação, promovendo a prática da Ciência Aberta.
Com um design moderno, acessível e centrado no utilizador, o site visa facilitar o acesso da comunidade científica e de ensino superior aos serviços e recursos disponibilizados pelo POLEN. A nova interface traduz os valores centrais do serviço: abertura, transparência e maior visibilidade dos resultados científicos.
“O novo site do POLEN reforça o compromisso da FCT com a Ciência Aberta e com a disponibilização de serviços mais acessíveis e alinhados com as necessidades da comunidade científica. É um passo concreto para uma gestão de dados mais eficaz e alinhada com os princípios FAIR.” afirma João Mendes Moreira, diretor de área na FCCN, unidade de serviços digitais da FCT.
No site, é possível encontrar informação sobre os principais serviços do POLEN: o Sistema de Planos de Gestão de Dados e o Repositório de Dados de Investigação. Aqui está reunida também toda a informação atualizada sobre as atividades em que o serviço participa ativamente, como a implementação do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), o Fórum GDI, o alinhamento com importantes iniciativas nacionais e internacionais, entre outras.
Filipa Pereira, gestora do serviço, destaca: “Este site representa mais um passo para a consolidação das práticas de suporte à gestão de dados de investigação, tornando os serviços mais acessíveis, interligados e adaptados às necessidades das instituições e investigadores.”
Uma nova imagem para uma nova fase do serviço POLEN
O lançamento do novo site acompanha uma nova fase do POLEN, impulsionada pelo PNCADAI, visando a promoção da prática de dados FAIR a nível nacional, através da implementação de novos serviços, de uma rede nacional, do desenvolvimento e acompanhamento das políticas de Ciência Aberta e da colaboração em projetos relevantes.
A atualização do site está em sintonia com a recente modernização da imagem do POLEN, promovendo o compromisso com uma comunicação mais clara, acessível e adaptada às necessidades da comunidade científica.
A nova identidade visual reforça ainda a ligação do serviço à FCT e aproxima-o à nova identidade da FCCN. As cores que o distinguem, revelam a área tecnológica da FCCN de que faz parte – a área do Conhecimento, representada pela cor roxa.