Passar para o Conteúdo Principal
 

Ana Pinto eleita como membro do Conselho de Administração da GÉANT

Ana Pinto eleita como membro do Conselho de Administração da GÉANT

Ana Pinto, Diretora do Serviço de Redes da unidade FCCN, foi eleita para integrar o Conselho de Administração da GÉANT. A GÉANT é a organização europeia com a qual as NRENs (National Research and Education Networks) e congéneres da unidade FCCN têm uma ligação, para projeção de iniciativas de colaboração internacional, no campo da investigação e dos serviços para a comunidade académica e científica.

A rede GÉANT é uma extensão das redes de investigação e ensino nacionais que a ela estão ligadas e, nessa medida, constitui-se também como um dos principais destinos das comunicações efetuadas via RCTS. Ao interligar as NRENs europeias, a GÉANT desempenha um papel fulcral como acelerador na investigação europeia e é assim um exponencial impulsionador na partilha de conhecimento.  Sem esta rede haveria um fosso digital penalizante para os principais agentes de inovação, investigação e ensino nacionais e internacionais.

O Conselho de Administração da GÉANT é o orgão que gere e administra a organização e é eleito pelo órgão de decisão de patente mais alta na GÉANT – a Assembleia Geral – a qual é composta por representantes das várias organizações membros.

Com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações, engenharia de redes e planeamento estratégico, a Ana Pinto tem estado envolvida em projetos internacionais ligados à comunidade de investigação. Desde março de 2019 que a Ana Pinto presta assessoria técnica na infraestrutura da rede GÉANT, no âmbito do projeto GN4-3N.

Na FCCN a Ana Pinto é responsável pelos serviços de conectividade da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, pelo GigaPIX – Ponto Neutro de Troca de tráfego de Internet em Portugal, pelos serviços de mobilidade eduroam e ainda pelos serviços de gestão de identidade e acesso federado (RCTSaai).