Passar para o Conteúdo Principal
 

As 5 razões pelas quais o GigaPix melhora a sua navegação

As 5 razões pelas quais o GigaPix melhora a sua navegação

O Internet Exchange Point (IXP) disponibilizado pela Unidade FCCN, tem um impacto direto na utilização da internet em Portugal. Saiba como.

 

#1 Um atalho entre domínios

O GigaPIX é um serviço que permite a vários fornecedores de Internet (ISP’s) e redes de distribuição de conteúdos (CDN’s) trocar tráfego entre si, gerando uma maior velocidade de ligação.

#2 Redução de custos

Existem, neste momento, 40 entidades que são membros do GigaPix e que, desta forma, trocam tráfego de internet. Este número tem crescido ao longo dos últimos anos e permite uma redução muito significativa de custos, ao evitar o uso de ligações internacionais mais dispendiosas. Quanto mais pontos de troca de tráfego e quantos mais nós existirem, mais fácil será otimizar – encontrar o caminho mais economicamente rentável.
Para saber quais as entidades membro GigaPIX poderá ser consultadas a respetiva listagem online. 

#3 Melhorar a experiência

Mantendo local o tráfego local, evita-se que os pacotes utilizem ligações internacionais, reduzindo o round trip time em Portugal [tempo total que um pacote demora a percorrer o trajeto entre o ponto de origem ao destino e regressar], melhorando assim consideravelmente a experiência do utilizador, tanto na navegação na Internet, como nos casos de streaming, acessos a VoIP (Voice over IP) e conteúdos de vídeo/áudio conferências, videojogos online, entre outros.

#4 Fiabilidade e Redundância

O GigaPix tem um impacto direto no aumento da redundância da infraestrutura de rede [duplicação de componentes de forma a assegurar fiabilidade, disponibilidade e perfeito funcionamento do sistema de rede, no caso de ocorrerem falhas ou utilizações elevadas]. Isto porque um maior número de pontos de troca de tráfego garante um maior controlo e capacidade de otimização da infraestrutura.

#5 Neutralidade e benefício crescente para os utilizadores

Tomando como exemplo a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), a rede académica e científica dinamizada pela Unidade FCCN, mais de 30% do seu tráfego é feito através do GigaPix. Tendo em conta o aumento de membros aderentes GigaPIX, este é um valor que tem aumentado, ao longo dos últimos anos. Por sua vez, o aumento do número de membros é um fator que gera benefício para utilizadores, fornecedores de conteúdos e fornecedores de Internet, sendo que, tratando-se de um ponto neutro, não é detido ou explorado por uma entidade comercial e não tem fins lucrativos.

 

Contacto para adesão

 

Uma nota sobre os aumentos de tráfego GigaPIX

O tráfego GigaPIX registou um crescimento de 35% desde o aparecimento do primeiro caso confirmado de coronavírus em Portugal. O estado de emergência – agora renovado – que levou a um cenário de contenção e isolamento social, gerou este aumento.