A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou os resultados da 4.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada, FCT/CPCA/2023/01. Este concurso tem como objetivo promover a investigação científica e a inovação tecnológica através da atribuição de recursos computacionais avançados a projetos nacionais, nas mais diversas áreas científicas.
Projetos Aprovados
A 4.ª edição do concurso de Projetos de Computação Avançada atingiu uma taxa de 94% de aceitação, com um total de 163 projetos aprovados de 173 candidaturas submetidas. Estes resultados estabelecem um novo marco em termos de número de projetos submetidos e aprovados, superando todas as edições anteriores.
Os 163 projetos aprovados representam o acesso a mais de 50 instituições e pequenas empresas nacionais. Mais de 250 milhões de CPU core.horas e mais de 230 mil GPU.horas atribuídas, com uma valorização dos projetos estimada em mais de 3 milhões de euros.
Os projetos distribuem-se pelas várias tipologias de acesso, sendo que a grande novidade deste ano foi a entrada em operação dos supercomputadores Deucalion e MareNostrum 5 – supercomputador espanhol no qual Portugal detém uma parcela, com apoio do PRR da EU em Portugal -, que possibilitou a adição da tipologia A3, para acessos de grande dimensão. Este financiamento contribui, também, para a manutenção do supercomputador português.
Saiba mais em https://recuperarportugal.gov.pt
As plataformas disponíveis
Os projetos aprovados entram em execução nas plataformas da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), que oferecem recursos de Computação de alto desempenho (HPC), Computação em Cloud Científica (SCC) ou Ambientes Virtuais de Investigação (VRE):
- Navigator do LCA-UC (Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra)
- Oblivion e Vision do HPC-UÉ (Centro de HPC da Universidade de Évora)
- Cirrus e Stratus da INCD (Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída)
- Deucalion (Azurém, Guimarães)
- MareNostrum 5 (Barcelona Supercomputing Center)
Além dos apoios disponibilizados pela RNCA, existe também uma parceria europeia, a EuroHPC, que tem concursos abertos de acesso aos supercomputadores europeus, como por exemplo o LUMI, o Vega ou o Meluxina.
Tipologias dos Projetos
Os beneficiários têm 6 ou 12 meses para executar os projetos HPC e SCC ou 24 meses para os projetos VRE. Os projetos dividem-se nas 4 tipologias de acesso:
- A0, Acesso experimental: 43 projetos
- A1, Acesso de desenvolvimento: 63 projetos
- A2, Acesso regular: 36 projetos
- A3, Acesso Maior Dimensão: 21 projetos.
Distribuição por Área Científica
Os projetos aprovados abrangem uma vasta gama de áreas científicas, refletindo a diversidade das candidaturas. Engenharias, Física e Química continuam a ser as áreas científicas que mais recorrem a estes recursos. A distribuição percentual dos projetos por domínio científico é a seguinte:
- Física e Matemática: 31%
- Engenharia e Tecnologia: 26%
- Química e Materiais: 20%
- Ciências da Vida e da Saúde: 15%
- Ciências da Terra e Ambientais: 8%
Impacto e Perspetivas Futuras: 5.ª edição do Concurso e Acessos MareNostrum 5
A alocação de recursos computacionais avançados permite a continuidade e o desenvolvimento de investigação, assim como o aumento da competitividade nacional e internacional da ciência, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal. A FCT congratula todos os investigadores e instituições que submeteram as suas candidaturas no 4.º concurso, reconhecendo o elevado nível de qualidade das propostas apresentadas e alerta desde já para a abertura do 5.º Concurso de Projetos de Computação Avançada, prevista para 10 de setembro:
Está, também, aberta a Manifestação de Interesse para acesso à fase de produção do MareNostrum 5, dirigida aos setores nacionais da Ciência, Tecnologia, Inovação e Administração Pública.
Os interessados devem preencher e submeter o formulário simplificado disponível até 9 de setembro de 2024.
Estas são iniciativas da FCCN, serviços digitais da FCT, responsável pela promoção do desenvolvimento da RNCA, através da coordenação de recursos nacionais de computação avançada, do estímulo à cooperação entre os vários centros envolvidos e do desenvolvimento de parcerias nacionais e internacionais com outras entidades.
Para mais informações sobre a Computação Avançada e sobre concursos consulte o website da RNCA, o site da FCT ou contacte rnca@fccn.pt