Desde 2022 que outubro é o Mês das Competências Digitais, sendo esta uma campanha que tem como objetivo promover estas capacidades cada vez mais relevantes para o exercício dos direitos e liberdades. 

Saiba quais as competências digitais mais relevantes no mundo atual.

#1 Literacia da Informação

Estima-se que, em todo o mundo, cada pessoa passe, em média, quase sete horas por dia a utilizar um dispositivo digital para consumo de informação. Por outro lado, a produção de conteúdos nunca foi tão elevada, criando uma grande saturação informativa. 

Neste contexto, é essencial saber interpretar a informação que nos chega, através de vários canais, sabendo aferir a sua origem, objetivo, relevância e veracidade. Este pensamento crítico é também essencial para saber lidar com novas formas de desinformação que podem surgir em vários espaços e esferas digitais. 

#2 Cibersegurança

O relatório mais recente da ENISA é claro: “Entre o final de 2023 e a primeira metade de 2024 registou-se um aumento de ataques de cibersegurança, criando novos recordes em termos de variedade e número de incidentes registados”. Desta forma, o conhecimento atualizado das ameaças e dos procedimentos de resposta a um ataque são cada vez mais essenciais para os cidadãos e para as organizações. Manter-se seguro é uma competência essencial para uma estratégia de cibersegurança coesa e capaz de responder às ameaças mais recentes.

#3 Comunicação

Todos os dias, são criados cerca de 402 milhões de Terabytes em todo o mundo. Este é um número que tem crescido consideravelmente ao longo dos últimos anos. 

Num contexto em que todos os cidadãos e organizações são produtores de conteúdos, ter competências de comunicação é essencial para garantir que a nossa mensagem se consegue afirmar dentro de um ecossistema mediático fortemente saturado. Ao longo da última década, temos observado como a comunicação se tornou uma área fundamental em todos os sectores de atividade. 

#4 Programação

A profissão de programador é atualmente uma das mais procuradas em Portugal e no mundo. A justificação é simples: à medida que as soluções digitais aumentam e se complexificam, ter competências de programação é uma mais-valia inegável. Estes conhecimentos são também uma forma de ter impacto em vários sectores de uma empresa, uma vez que os processos internos são hoje, muitas vezes, mediados ou conduzidos por ferramentas digitais.

#5 Inteligência Artificial

2023 ficou conhecido como “o ano da Inteligência Artificial” devido ao rápido crescimento da popularidade e uso deste tipo de tecnologias. A expectativa é que, ao longo dos próximos seis anos, o valor de mercado desta indústria seja 13 vezes superior. 

Por outro lado, 9 em cada 10 organizações diz acreditar que a Inteligência Artificial poderá dar-lhes uma vantagem competitiva face à concorrência. Nesta realidade, será cada vez mais importante deter competências básicas de interpretação e utilização deste tipo de ferramentas, de forma a retirar o máximo partido das suas potencialidades.

Últimos artigos