Os dias de férias são uma mudança no nosso quotidiano. Contudo, apesar de serem sinónimo de descanso, tal não se aplica às ameaças de cibersegurança, que não cessam, nem mesmo nesta altura de verão.
Neste período, é fulcral que todas as pessoas e empresas continuem a preservar a sua segurança online e, nesse sentido, a equipa do RCTS CERT, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvido através da FCCN, deixa algumas dicas que são especialmente importantes nesta altura do ano.
#1 Backup e Update
A preparação de umas férias ciberseguras começa muito antes do verão. No período pré-férias, realize um backup da informação mais importante do seu telemóvel (contactos, imagens, emails, etc.), para prevenir algum acidente menos desejável.
Por outro lado, faça o update do sistema operativo e das aplicações ou programas que utiliza, de forma a garantir que estão instaladas as proteções contra as ameaças de cibersegurança mais recentes.
#2 Proteja os seus dispositivos com uma palavra-passe forte e dupla autenticação
Caso o acesso aos seus dispositivos não seja ainda mediado por uma palavra-passe, é importante que crie este passo adicional antes de começar as suas férias. Deverá criar palavras-passe complexas e com níveis de segurança elevados.
De igual forma, garanta que os seus dispositivos estão bloqueados sempre que não os está a usar e mantenha-os sempre consigo. Mesmo que se trate de uma ausência de apenas alguns minutos, por exemplo, não corra riscos, uma vez que alguém poderá querer roubar ou destruir a sua informação.
A autenticação de dois fatores é também um método de segurança que deve considerar, ao requerer uma segunda forma de identificação para aceder aos seus recursos e dados. Assim, além da palavra-passe, pode utilizar métodos como a verificação por SMS, o uso de uma aplicação específica, autenticação baseada na voz ou tokens de hardware.
#3 Tenha atenção às ligações
A necessidade de nos ligarmos à Internet faz com que possa existir a tentação de utilizar redes públicas e abertas. Esta possibilidade deve ser acompanhada de alguns passos de segurança adicionais. Comece por confirmar sempre com os profissionais do local em que se encontra, como restaurantes e hotéis, se aquela é uma rede legítima. O ideal será ter as suas ligações Wi-Fi e Bluethooth desligadas por defeito, ligando apenas para aceder a redes em que confia plenamente.
De igual forma, deverá evitar estações de carregamento públicas, que podem ser utilizadas para transmitir malware para os seus dispositivos. Ou em alternativa use um filtro usb que bloqueia quaisquer dados e só permite a passagem de energia.
#4 Ative a funcionalidade “Encontrar o meu dispositivo”
Independentemente da marca ou sistema operativo que utilize, a grande maioria dos dispositivos recentes inclui a funcionalidade “Encontrar o meu dispositivo”. Esta é uma ferramenta poderosa que permite acompanhar a localização do seu smartphone, por exemplo, e até bloquear o seu dispositivo à distância, caso ele seja furtado (desde que tenha energia). Desta forma, poderá diminuir os níveis de ansiedade, garantindo que a sua informação pessoal está sempre segura. Confirme que esta funcionalidade está ativada antes de iniciar as suas férias.
Existe sempre um equilíbrio entre a privacidade e a funcionalidade, mas neste caso mais vale prevenir e activar esta funcionalidade
#5 Tenha atenção ao que publica nas redes sociais
Nos momentos de férias, há razões adicionais para que a nossa presença online seja maior, mas a precaução deve também ser um ponto sempre presente.
Pense antes de publicar! Deve sempre analisar várias vezes, antes de fazer uma publicação, qual a informação que está a ser partilhada naquele momento. Caso fique clara a sua localização, por exemplo, essa informação poderá ser utilizada contra si. Uma boa prática passa por realizar as partilhas apenas depois do regresso de férias. Em alternativa, pode configurar as definições de privacidade para que apenas pessoas em que confia possam ter acesso à sua atividade online.
Estas são apenas algumas dicas que o ajudarão a ter umas férias mais tranquilas e seguras. Para saber mais sobre o serviço RCTS CERT, aceda em https://www.fccn.pt/areas-tecnologicas/seguranca/rcts-cert/