A Ciência foi contemplada na atualização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento de 93 milhões de euros. Visa-se o reforço e a criação de iniciativas e programas a implementar pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), nomeadamente através da FCCN, até junho de 2026.
O “Ciência + Digital” e “Ciência + Capacitação” integram este esforço. Conheça os principais objetivos destes projetos.
Programa “Ciência + Digital”
Este programa dispõe de 48 milhões de euros para acelerar o processo de transformação digital da Ciência e dos serviços de suporte ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN). Tem como objetivo promover uma maior competitividade na economia, sociedade, administração pública e tecido empresarial.
No âmbito da Medida 5 – Ciência + Digital, encontram-se abrangidos os seguintes serviços e programas que a FCT disponibiliza:
- A criação de um Campus de Ciência e tecnologia, aberto à sociedade e orientado para o futuro, incluindo um Balcão de Ciência (físico e online), onde se pretende disponibilizar, num único local, os principais serviços e mecanismos de financiamento aos investigadores, entidades de I&D e do Ensino Superior.
- A criação do Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA), através da reorganização, numa única entidade, dos centros e redes de computação avançada existentes no país. Este pilar vem apoiar o funcionamento dos dois supercomputadores – Deucalion e Mare Nostrum 5 -, e a conclusão da infraestrutura de apoio e do centro de dados do CNCA.
- A conclusão de 94 projetos financiados no âmbito do Programa de Projetos de I&D de Inteligência Artificial e Ciência de Dados na Administração Pública.
- A disponibilização de 50 novos cursos oferecidos através da plataforma nacional de cursos massivos online (NAU), desenvolvida pela FCCN, beneficiando de uma infraestrutura tecnológica recém-desenvolvida.
- A implementação do programa nacional de ciência aberta e dados abertos de investigação (PNCADAI), permitindo disponibilizar uma rede de infraestruturas, serviços e ferramentas de suporte à ciência aberta e, em particular, à gestão de dados de investigação FAIR.
Programa “Ciência + Capacitação”
Dispondo de 45 milhões de euros, o programa visa promover o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo das instituições de ensino superior (IES). Com este valor prevê-se o apoio à investigação fundamental, promovendo a transferência de conhecimento, reduzindo a precariedade dos investigadores e reforçando a ligação entre as empresas e a sociedade.
Em relação à Medida 6 – “Ciência + Capacitação”, encontram-se abrangidos os seguintes Concursos, Programas e Parcerias da FCT:
- Programas de Atração e Retenção de Talentos “ERC-Portugal” e “FCT-Tenure”. O ERC-Portugal é o programa de apoio, retenção e atração de investigadores cujas candidaturas ERC foram recomendadas para financiamento ou passaram à segunda fase de avaliação, acabando, no entanto, por não ser financiadas. Já o FCT-Tenure é o programa que visa promover o desenvolvimento de atividades de I&D com a contratação de 230 investigadores doutorados para posições permanentes e contribuir para a redução da precariedade no emprego científico nacional.
- Reforço das Parcerias Internacionais em Ciência, Tecnologia e Inovação, com a assinatura de seis parcerias internacionais, incluindo parcerias europeias e bilaterais.
Também está contemplado o programa de apoio a financiamento de projetos, alianças e infraestruturas com participação nacional selecionados a nível europeu, nomeadamente, no âmbito do Horizonte Europa e Programa Europa Digital.
Por fim, surge o Programa de Mobilidade internacional de investigadores, através de um novo programa criado pela FCT.
Mais informação sobre este programas podem ser consultadas em www.recuperarportugal.gov.pt