O Encontro PUB IN – revistas e comunicação científica para a ciência aberta -, decorreu no dia 19 de junho, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. Este foi um evento organizado pela FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e pela Universidade do Minho, Serviços de Documentação e Bibliotecas.

Composto por painéis temáticos, workshops, entre outros momentos de destaque, a adesão ao Encontro superou as expectativas da organização, ao juntar mais de 120 pessoas pertencentes à comunidade editorial nacional.

Painel de debate comn os seguintes oradores: João Mendes Moreira, diretor de área da FCCN, serviços digitais da FCT, Eloy Rodrigues, Diretor de serviços de documentação e biblioteca da Universidade do Minho, Johan Rooryck, keynote speaker e diretor executive da Coalition, Tiago Villanueva, Direto adjunto e editor chefe da Acta Média Portuguesa e João Dias, Gestor de Ciência na biblioteca João Paulo II da Universidade Católica Portuguesa

As sessões permitiram potenciar o desenvolvimento de competências técnicas, capitalizar saberes e promover a partilha de boas práticas e inovação na publicação e comunicação de ciência em acesso aberto.  Além disso, ao longo do dia decorreram diversos momentos de networking entre os participantes, o que permitiu estreitar relações e partilhar contactos.

Edição de 2025 já está confirmada

No momento final da iniciativa, João Mendes Moreira, Diretor da Área de Conhecimento Científico na FCCN, serviços digitais da FCT e Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, fizeram um balanço deste primeiro encontro, que, segundo os dois se revelou necessário e superou as expectativas. Os responsáveis anunciaram também a segunda edição da iniciativa, em 2025, cuja data e outras informações serão brevemente anunciadas.

“Atendendo ao sucesso deste evento e depois de consultar os colegas da comissão organizadora, tenho o prazer de comunicar que teremos uma nova edição”, anunciou João Mendes Moreira na sessão de encerramento do 1.º Encontro PUB IN.

Eloy Rodrigues agradeceu “a todos os que fizeram parte deste evento, que foi muito participado. Sente-se que estamos a chegar a uma nova comunidade, com uma nova energia e muitas perguntas”. Acrescentou ainda: “tivemos mais de 120 pessoas presentes e isso é mais um sinal de que este evento era preciso”.

Momento de registo de participantes no Encxontro PUB IN

Aberto o período de manifestações de interesse para receber a iniciativa em 2025

No final do encontro, João Mendes Moreira lançou o desafio às potenciais entidades que poderão acolher o encontro no próximo ano: “atendendo, também, ao facto de não gostarmos de fazer eventos centralizados, pede-se às instituições que manifestem o seu interesse em acolher este evento”. As instituições interessadas devem contactar info@pubin.pt para conheceram todos os benefícios e condições para acolher o encontro em 2025.

Relembre as apresentações do 1.º Encontro Pub IN: gravações em https://educast.fccn.pt/results?channel=obivuyteh, e slides via https://indico.fccn.pt/event/32/timetable/.

Barra de logos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contém os logos do PRR, República Portuguesa e Financiamento pela União Europeia

Outros artigos relacionados