O Acordo-Quadro Pan-Europeu de serviços cloud OCRE 2024 – entrou em vigor, dia 3 de fevereiro por um período de cinco anos, permitindo que instituições europeias públicas, de investigação e de educação (I&E), localizadas em 39 países, possam usufruir de serviços cloud inovadores de uma forma fácil, compatível e económica.  

A GÉANT, entidade responsável pelo agrupamento das redes nacionais de investigação e ensino da Europa, tem vindo a celebrar sucessivos Acordos-Quadro, à escala europeia, para serviços cloud comerciais.

Em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, é a representante nacional, tendo promovido os Acordos-Quadro junto das comunidades nacionais de ensino superior e investigação. 

Vantagens do OCRE 2024 

O OCRE 2024 é um Acordo-Quadro que, cumprindo a lei europeia de contratos públicos, disponibiliza um portefólio de 416 serviços cloud em 17 plataformas para soluções de IaaS (Infrastructure-as-a-Service), PaaS (Platform-as-a-Service) e SaaS (Software-as-a-Service), com base em contratos entre a GÉANT e 40 fornecedores de serviços. Toda esta oferta está disponível no catálogo OCRE 2024 e pode ser consultada através da disponibilidade nacional, das plataformas preferenciais ou dos fornecedores disponíveis. No caso específico de Portugal, foram selecionados 14 comercializadores, disponibilizando 9 fornecedores cloud distintos.

Os serviços cloud do OCRE 2024 garantem suporte de saída dos contratos, gestão de identidade (incluindo suporte para eduGAIN), ligação de peering com a GÉANT e Redes Académicas e de Investigação, acesso de raiz, faturação fracionada, Bring Your Own Licence (BYOL), utilização partilhada, entre outros recursos.

Foram ainda integradas algumas melhorias, solicitadas pela comunidade, em relação a acordos-quadro anteriores, nomeadamente, uma maior conformidade com as leis, regulamentos e relatórios europeus dedicados à sustentabilidade, privacidade e segurança. Assim como, uma melhoria dos termos comerciais, com descontos mínimos, menores custos de saída, faturação local e acesso mais alargado a formação complementar e a recursos de apoio. 

Estes recursos podem ser adquiridos por instituições que tenham manifestado interesse em participar.  

Um olhar para o futuro 

O Acordo-Quadro OCRE 2024 marca um passo em frente na transformação digital do setor europeu de I&E, melhorando a conformidade dos serviços e abrindo novas oportunidades de crescimento e inovação. Com o recém-lançado projeto GÉANT (GN5-2) a dar apoio, as instituições podem agora continuar a contar com uma base sólida para os próximos anos. 

Toda a informação sobre a aquisição serviços cloud do OCRE 2024 e entidades aderentes ao OCRE 2024 está disponível no site da GÉANT Clouds e na página OCRE 2024 no site da FCCN.

Últimos artigos