De 6 a 9 de junho, período que antecede as eleições para o Parlamento Europeu, a Science Europe, associação das grandes organizações de financiamento e execução da investigação, lança a campanha “Vote for Science”. Utilizando a hashtag #Vote4Science, defende-se o apoio político à investigação científica na agenda legislativa da UE para os próximos cinco anos.
Campanha baseada em cinco compromissos
No âmbito desta iniciativa, a Science Europe apela aos candidatos às eleições para o Parlamento Europeu e à Comissão Europeia de 2024-2029 para aceitarem cinco compromissos que salvaguardam o futuro da investigação e inovação europeias.
(I) Investir na sociedade, na cultura e na competitividade; (II) Liberdade de investigação científica; (III) Colaboração, abertura e equidade; (IV) Igualdade, Diversidade e Inclusão e (V) Comunicação científica são os cinco pilares em questão.
Esta campanha defende a ciência em benefício da sociedade e a investigação científica como pedra angular do seu progresso e o motor que impulsiona a inovação, a prosperidade e o bem-estar social, económico e ambiental.
Ainda mais, pretende-se que seja cada vez mais valorizado o papel da ciência para o crescimento económico e na melhoria da qualidade de vida de todos os europeus. Tudo isto, para garantir que a Europa se mantém na vanguarda da inovação e do progresso a nível mundial.
Sobre a Science Europe
Criada em outubro de 2011, a Science Europe nasceu com o objetivo de promover o interesse coletivo nas organizações europeias financiadoras de investigação científica e tecnológica e nas organizações que realizam essa mesma investigação.
A entidade vem também contribuir para o fortalecimento do Espaço Europeu de Investigação, através da sua cooperação com parceiros-chave. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia tornou-se membro da Science Europe em maio de 2012.