O convite à participação estende-se a todos os interessados em fazer parte da nova rede da Comissão Europeia destinada à indústria e à academia, inserida no âmbito da Cybersecurity Skills Academy.  As candidaturas de manifestação de interesse para adesão à rede estão abertas até 5 de janeiro de 2025.  

O principal objetivo desta rede é colmatar o défice de competências e talento em matéria de cibersegurança na União Europeia, contando com as sinergias e cooperação entre a indústria e o meio académico.

Neste sentido, a rede indústria-academia da Cybersecurity Skills Academy vem incentivar a união dos esforços de todas as partes, para garantir uma resposta adequada às crescentes necessidades e promover um ambiente digital seguro para todos os europeus. 

Podem aderir à rede todas as organizações interessadas, como empresas do setor da cibersegurança, Instituições de Ensino Superior, prestadores de ensino e formação profissionais, bem como alianças entre universidades europeias.

Com base nos resultados da Mesa Redonda de Alto Nível sobre Cibercompetências, realizada em maio, esta rede pretende alinhar as necessidades do mercado de trabalho com as ofertas académicas e de formação, contribuindo para a qualificação da mão de obra e para a atratividade da União Europeia no domínio da cibersegurança.  

Esta tem sido uma das principais prioridades da União Europeia nos últimos anos, de forma a garantir uma economia digital que permaneça livre de perigos e competitiva.  

Todas as informações necessárias para manifesta interesse na adesão à rede industria-academia estão disponíveis na página da Comissão Europeia.  

Outros artigos relacionados