O Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA) abriu um convite à manifestação de interesse para todas as entidades que desejem integrar, como associado, esta rede estratégica de inovação e supercomputação. O prazo para concorrer decorre até 28 de fevereiro de 2025. Toda a informação sobre a manifestação de interesse está disponível no site da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).  

A adesão ao CNCA permite às entidades beneficiar de um ecossistema avançado de computação de alto desempenho, com acesso a infraestruturas e competências essenciais para investigação e desenvolvimento em diversas áreas científicas e tecnológicas. 

Os interessados devem formalizar a sua intenção através do e-mail cnca-questoes@incd.pt, indicando a entidade e, sempre que possível, o escalão de quota anual pretendido, conforme estipulado nos estatutos do CNCA

Embora esta fase pretenda reunir o grupo inicial de aderentes, futuras adesões continuarão a ser possíveis, garantindo um crescimento contínuo do Centro Nacional de Computação Avançada. 

Para mais informações, os interessados podem consultar os seguintes recursos da sessão de apresentação do CNCA: 

A estruturação deste grupo inicial de membros visa facilitar o arranque do CNCA e estabelecer uma base sólida para o seu desenvolvimento futuro. 

Sobre o CNCA 

O Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA) é a nova entidade que, com apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, visa gerir, enquadrar, acompanhar e promover atividades e iniciativas de computação avançada em Portugal. Vem reforçando o apoio à ciência, tecnologia e inovação e potenciar os benefícios de um ecossistema mais abrangente para a comunidade académica, científica e empresarial.  

Esta nova estrutura institucional é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, sendo uma das ações inscritas na medida RE-C05-i08 Ciência Mais Digital, contratualizada entre a FCT e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal. 

image 1 FCCN, Serviços digitais da FCT

Outros artigos relacionados