O estudante de doutoramento em Engenharia Informática da Universidade do Algarve foi selecionado para participar na TNC24, que se realiza em Rennes, França, de 10 a 14 de junho. A oportunidade surge no âmbito do desafio Lightning Talks.
Partilhar uma história ou um projeto, numa apresentação de 5 minutos, na maior conferência anual de redes foi o desafio lançado pela GÉANT e, em Portugal, pela FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este desafio foi aberto a todos os estudantes do ensino superior, no âmbito do projeto Lightning Talks. Ricardo Veiga decidiu participar e foi escolhido pelo júri para partilhar o seu trabalho na TNC24.
Dia 12 de junho, no TNC24
Durante o evento, no dia 12 de junho, às 16h05, Ricardo Veiga vai apresentar o seu trabalho de investigação dedicado à criação de uma forma de monitorização do fundo dos oceanos que recorre a tecnologias de automação e computação em cloud.
Com recurso a esta solução, torna-se possível implementar um sistema dinâmico que reconhece as especificidades das várias regiões subaquáticas. “Este é um passo significativo rumo a uma gestão dos oceanos mais sustentável”, revela o estudante, na sua candidatura.
A candidatura de Ricardo Veiga surgiu por sugestão do seu mentor. O estudante decidiu aceitar a proposta por ver no mesmo “uma oportunidade para testar as capacidades num novo contexto” e de se desafiar a “sair da zona de conforto”.
Apresentação segue-se às etapas de formação
A participação no desafio implica uma fase de formação, durante a qual os estudantes de todo o mundo têm apoio especializado na preparação de uma apresentação sobre o seu trabalho de investigação.
Para Ricardo Veiga, esta oportunidade tem tornado “a experiência extremamente enriquecedora”: “Aprendi a condensar e transmitir ideias complexas de forma eficaz a um público diversificado, não limitado aos especialistas do meu campo”.Para o estudante da Universidade do Algarve, esta participação será “uma oportunidade preciosa para estar exposto a novas ideias e conceitos”, bem como partilhar o seu próprio trabalho e inovações. “Estou particularmente entusiasmado com as oportunidades de networking que o evento proporciona”, explica Ricardo Veiga, antes de concluir: “Estas interações são fundamentais para expandir a minha perspectiva profissional e abrir portas para futuras colaborações e oportunidades”.