A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) compromete-se a financiar colaborativamente a Open Research Europe (ORE) – plataforma de publicação em acesso aberto sem fins lucrativos lançada em 2021 pela Comissão Europeia.  

Maior equidade, diversidade e transparência na publicação científica  

O acordo de colaboração e financiamento, a assinar em 2025, assegurará que, a partir de 2026, e por um período de 5 anos, todos os autores nacionais poderão publicar os seus artigos em acesso aberto imediato e sem quaisquer encargos nesta plataforma. Desta forma, expande-se a elegibilidade para publicação na ORE, para além do universo inicial de beneficiários dos programas de financiamento da UE.

Este compromisso abre a ORE a uma comunidade mais diversificada de investigadores, autores, leitores e utilizadores dos resultados da investigação, aumentando a equidade, diversidade e transparência na publicação científica.  

10 entidades de 8 países europeus 

Além da FCT, são 9 as entidades europeias que integram a iniciativa e que se comprometem a apoiar a ORE, sendo signatários da Declaração de Intenções: o Fundo Austríaco de Ciência (FWF), a Agência Nacional de Investigação Francesa (ANR), a Fundação Alemã de Investigação (DFG), o Conselho de Investigação da Noruega (RCN), a Agência Eslovena de Investigação e Inovação (ARIS), o Conselho Nacional de Investigação de Espanha (CSIC), o Conselho Sueco de Investigação para o Ambiente, Ciências Agrícolas e Planeamento Espacial (FORMAS), o Conselho Sueco de Investigação para Saúde, Vida Laboral e Bem-Estar (FORTE) e o Conselho Sueco de Investigação (VR).  

Esta colaboração permitirá ainda a estas organizações participarem na governação da ORE e contribuírem para os esforços de criação de uma parceria pan-europeia, que virá inovar na publicação de acesso aberto e fomentar a investigação de alta qualidade.  

Em Portugal  

A publicação na ORE vem juntar-se às possibilidades de publicação em acesso aberto já facultadas, através de acordos transformativos com importantes editoras internacionais, celebrados pela b-on, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvido pela FCCN. 

Outros artigos relacionados