“O papel dos supercomputadores na transição digital e na competitividade das organizações e das empresas” é o mote da iniciativa do IAPMEI, da Universidade do Minho, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O encontro realiza-se a 22 de maio, com início às 14h00, na Universidade do Minho.  

Este Dia Aberto ao Conhecimento visa informar e sensibilizar a envolvente empresarial, especialmente as PME, para as potencialidades dos supercomputadores na transição verde e digital, e também sobre os mecanismos desta tecnologia.  

Pretende-se ainda debater o desenvolvimento de modelos de inteligência artificial compatíveis com a estratégia europeia de promoção da competitividade, materializada no lançamento, de forma mais eficaz e acelerada, de produtos mais inovadores e tecnologicamente mais sofisticados. 

Destaques do programa

O professor Francisco Santos, vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, subirá a palco na sessão de abertura da iniciativa, juntamente com Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor da Universidade do Minho e com Luís Guerreiro, presidente do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.  

Pelas 14h35, este responsável da FCT apresentará o Supercomputador Deucalion, projeto conjunto da FCT, desenvolvido através da FCCN, e da empresa comum europeia EuroHPC.  

Durante o evento serão ainda visitadas as instalações deste que é o supercomputador português mais rápido de sempre. Instalado na Universidade do Minho, está atualmente acessível a toda comunidade académica, empresas e administração pública.  

Também João Nuno Ferreira, coordenador geral da FCCN, serviços digitais da FCT, marcará presença no evento, participando na mesa-redonda que decorre às 15h15. O tema deste momento é “O papel dos supercomputadores na transição digital e na competitividade das empresas e organizações” e conta ainda com a participação de Luís Sarmento, da Inductiva AI, e de António Sousa, da Universidade do Minho.  

Todos os interessados em marcarem presença na iniciativa ainda se podem inscrever no site destinado para este efeito. É também possível consultar o programa completo deste encontro.  

Outros artigos relacionados