A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, e a Universidade do Minho, assinaram um Acordo Nacional de Cooperação com o Sistema de Informação Científica Redalyc, que visa impulsionar a qualidade e a visibilidade das revistas de Acesso Aberto Diamante.
Este acordo vem reforçar a promoção e o apoio à investigação científica nacional e assume especial importância, uma vez que a FCT é a primeira instituição governamental nacional com a qual o Redalyc estabelece um acordo de colaboração.
A assinatura e implementação deste protocolo, com a duração de três anos, tem o principal objetivo de fortalecer as revistas científicas em Portugal, ajudando a criar um ecossistema mais robusto que facilite o acesso livre e aberto à informação científica, com a promoção da interoperabilidade. Paralelamente, a formação e a utilização de ferramentas avançadas vão reforçar as capacidades locais na gestão editorial e na publicação científica, elevando os padrões das revistas nacionais.
Algumas ações estratégicas implícitas neste acordo visam também a avaliação diagnóstica da qualidade das revistas científicas do país, a identificação de áreas de oportunidade para o fortalecimento das publicações e a elaboração e publicação de um relatório sobre a produção científica em Portugal, com indicadores relevantes para a comunidade académica.
O Acordo Nacional de Cooperação tem particular incidência no trabalho do Pub In, projeto desenvolvido pela FCCN e pela Universidade do Minho que pretende simplificar, integrar e trazer coerência ao conjunto atual de plataformas utilizadas para gerir o ciclo editorial (submissão, revisão, publicação) das revistas científicas nacionais.