O Barcelona Supercomputing Centre (BSC) anunciou a entrada na fase de produção do seu mais recente supercomputador, o MareNostrum 5 (MN5), no qual Portugal detém uma participação de 5%, financiada pelo PRR da EU em Portugal. Este novo marco na supercomputação europeia surge após a conclusão da montagem física e lógica das duas maiores partições da plataforma.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) convida os setores nacionais da Ciência, Tecnologia, Inovação e Administração Pública a apresentarem manifestações de interesse para aceder à fase de produção do MN5. Os interessados devem preencher e submeter o formulário simplificado, disponível em formulário de manifestação de interesse, até 9 de setembro de 2024.

Detalhes do Processo de Seleção

Os pedidos serão avaliados a cada duas semanas pela FCT, particularmente pelos serviços de computação avançada da FCCN, serviços digitais da FCT, com apoio da equipa técnica. A seleção será baseada em três critérios principais: (1) ordem de chegada dos pedidos, (2) experiência prévia dos candidatos e (3) disponibilidade imediata para utilização dos recursos.

Condições de Acesso

  • Recursos Disponíveis por Pedido:
    • Mínimo de 1.000 k e máximo de 5.000 k CPU core.hours
    • Máximo de 100 kGPU core.hours
    • Máximo de 100 TB de armazenamento
  • Período previsto por acesso: 4 meses a partir de agosto de 2024 até 31 de dezembro de 2024.
  • Preferências de Seleção: Candidatos com experiência em HPC, projetos anteriores aprovados ou trabalhos computacionais em outras máquinas HPC terão prioridade.

A equipa de suporte técnico do Deucalion e BSC fará a avaliação e validação dos requisitos. Cada candidato/a pode ter apenas um pedido de acesso aprovado e o processo encerra quando se esgotarem os recursos disponíveis através dos Concursos de Projetos de Computação Avançada, para correr no MN5.  

Características do MareNostrum 5

O MN5 é um dos três primeiros supercomputadores pré-exascale cofinanciados pela iniciativa europeia EuroHPC, com uma performance máxima de 314 petaFLOPs. A plataforma inclui várias partições, como a partição GPP com nós CPU Intel Sapphire Rapids e nós HBM com NVMe storage, e a partição ACC com nós com GPUs Nvidia Hopper e NVMe storage. Tem uma capacidade de armazenamento em SSD/Flash e discos rígidos, com um elevado desempenho de leitura e escrita, além de tapes para armazenamento de longo prazo. Mais informações podem ser encontradas no website do MareNostrum 5 e em MareNostrum 5 | BSC Support Knowledge Center.

Informações e Contacto

Para mais informações, visitar a página da manifestação de interesse para aceder à fase de produção do MN5 ou contactar através do email rnca@fccn.pt.

image 1 FCCN, Serviços digitais da FCT

Últimos artigos