O início do ano letivo traz novas práticas e oportunidades. Se é docente e ainda não utiliza os serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvidos através da sua unidade FCCN, faça com que sejam parte do seu dia a dia. 

Neste artigo, explicamos-lhe 5 passos para tirar o máximo partido destas soluções digitais e promover uma transmissão de conhecimento ainda mais eficaz.  

#1 Realize aulas online

Através do Colibri, serviço de colaboração Web, pode realizar aulas e reuniões online com os seus alunos. Baseada na plataforma Zoom, esta solução possibilita a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens e quadro branco, bem como o ecrã dos computadores dos participantes, o que vem facilitar o trabalho dos docentes. 

Com o Colibri, terá ainda a possibilidade de gravar as suas aulas, disponibilizando-as, posteriormente, no Educast, serviço digital desenvolvido pela FCCN que permite que os conteúdos educativos sejam facilmente distribuídos e consultados online. As lições podem, desta forma, ser revisitadas a qualquer momento pelos seus alunos para efeito de estudo. 

#2 Profissionalize e divulgue os trabalhos dos seus alunos

Num contexto em que a produção de conteúdos multimédia é cada vez mais relevante, o Estúdio FCCN pode ser um aliado para profissionalizar os seus trabalhos e dos seus alunos. Este espaço de gravação profissional possibilita a produção de conteúdos para projetos de e-Learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração de produtos, gravação de programas de rádio e televisão, Podcasts ou e-Papers.

Após a gravação, a divulgação de trabalhos realizados torna-se também um objetivo de qualquer docente. Para tal, o Educast surge, mais uma vez, como solução, ao permitir a edição e publicação de vídeos. Assim, mesmo após a conclusão do ano letivo, os trabalhos ficarão disponíveis no portal pesquisável em educast.fccn.pt!

#3 Transmita informação em tempo real

Para a realização de eventos, workshops ou palestras, poderá ser útil ter a possibilidade de transmitir vídeo, áudio e slides em tempo real. Através de uma simples página Web, essa é uma possibilidade garantida pelo serviço digital Videocast

Com esta ferramenta, de forma simples e segura, poderá transmitir vídeo para milhares de pessoas em simultâneo, oferecendo ainda possibilidades como a integração para redes sociais e a proteção por palavra-passe, por exemplo. 

#4 Envie grandes ficheiros

Fotocópias já não são uma realidade, sendo hoje o envio online de ficheiros uma prática habitual no mundo académico e científico, nomeadamente entre docentes e estudantes. O Filesender é o serviço da FCCN que dá resposta a esta necessidade, ao permitir a partilha de ficheiros até 100 Gb para um máximo de 100 destinatários, ficando disponível para download durante 30 dias. Com esta ferramenta, assegura a partilha segura de ficheiros com os seus estudantes, mesmo no caso de serem de grande dimensão.

#5 Conheça novas fontes de informação

A procura de novos artigos e publicações científicas faz parte do dia a dia de um professor, seja para a produção de conhecimento como para a sua partilha com os estudantes. 

Neste particular, há serviços da FCT que lhe podem ser úteis. Primeiramente, a Biblioteca do Conhecimento Online (B-on) oferece acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos e e-books publicados em algumas das principais editoras internacionais. Já o RCAAP é um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos científicos e académicos.

Por fim, se quiser voltar ao passado para recolher informação, vá a Arquivo.pt. Este serviço agrega páginas publicadas online desde 1996, sendo esta informação importante para realizar trabalhos académicos ou investigações científicas, bem como para a criação de estudos de caso em contexto de sala de aula. 

Todos os anos, este serviço promove ainda o Prémio Arquivo.pt, uma oportunidade para os professores, juntamente com os seus alunos, desenvolverem trabalhos com base na informação preservada neste site e habilitarem-se a ganhar até 10 000 euros. 

Como ter acesso a estes serviços

Quer seja aluno, docente ou outro elemento de uma instituição de ensino, o acesso a todos os serviços é feito através de autenticação federada (RCTSaai) e não tem qualquer tipo de custos de utilização para a comunidade académica nacional ligada à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS). 

Se a sua entidade faz parte da comunidade académica ou científica e ainda não faz parte da Rede RCTS, veja aqui como aderir e aceda ao formulário de pré-adesão à rede.

Últimos artigos