Todos os dias, milhares de estudantes, docentes e investigadores utilizam a FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para criar conhecimento e ciência. Saiba de que forma apoiamos a comunidade de ensino e investigação nesta tarefa, conhecendo alguns dos nossos projetos.
Arquivo.pt
Com o Arquivo.pt é possível encontrar informação publicada online desde a década de 90, de uma forma simples e intuitiva de pesquisar, e consultar páginas web do passado, que já não estão disponíveis.
Esta informação pode ser utilizada para a realização de trabalhos académicos e investigações científicas, por exemplo, mas também por todos os que tenham interesse em visitar o passado da Internet.
Saiba mais sobre o Arquivo.pt.
b-on
Utilizada diariamente por pessoas de todo o país, a b-on (Biblioteca do Conhecimento Online) oferece acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos e e-books publicados em algumas das principais editoras internacionais.
Ao agregar a procura das instituições numa negociação centralizada, este serviço digital que em 2024 comemora 20 anos de existência, permite que os seus membros tenham acesso a um conjunto muito mais completo de conteúdos – algo que, de forma individual, não seria economicamente viável.
Saiba mais sobre a b-on.
Ciência ID
O objetivo do serviço CIÊNCIA ID é simples – ser um sistema de autenticação e identificação única para todas as plataformas do ecossistema de Ciência nacional. Desta forma, é possível aos investigadores ter acesso permanente a vários serviços a partir de um único login. O CIÊNCIA ID torna também mais fácil encontrar material científico e investigadores que trabalhem em setores de atividade específicos, por exemplo.
Saiba mais sobre o Ciência ID.
CIÊNCIA VITAE
No decurso da sua atividade, os cientistas têm que submeter a sua informação curricular múltiplas vezes, a várias entidades. O CIÊNCIAVITAE surge com o objetivo de simplificar a partilha desta informação, ao consistir numa base de dados de investigadores que reúne informações como o seu identificador, formação, cargos, competências, área de investigação, publicações, afiliação, entre outros.
Saiba mais sobre o CIÊNCIA VITAE.
INDEXAR
O INDEXAR é o nosso serviço capaz de identificar os repositórios e revistas científicas digitais existentes a nível nacional, nas diversas áreas do conhecimento. Desta forma, assume-se como um referencial online na localização, validação e preservação de conteúdo científico relevante nas áreas da ciência, tecnologia e cultura. Por esta razão, é hoje um importante auxiliar para a investigação realizada em Portugal.
Saiba mais sobre o INDEXAR.
NAU
Plataforma de MOOC – Massive Open Online Courses – com conteúdos maioritariamente gratuitos e lecionados em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos setores público e privado, ensino superior e privado. Em 2024, a NAU passou a ser PortugalX na edX.org, levando cursos a mais de 2 milhões de falantes de língua portuguesa espalhados pelo mundo.
Saiba mais sobre a NAU.
Polen
A gestão de dados de investigação é hoje uma área central na atividade científica. Através desta área, é possível dar maior visibilidade ao trabalho realizado pelos investigadores nacionais, bem como aumentar a reprodutibilidade da informação apurada. Por estas razões, a FCCN, serviços digitais da FCT, apostou na criação do projeto Polen, uma iniciativa que tem vindo a implementar um Repositório de Dados de Investigação e um Sistema de Planos de Gestão de Dados, entre outros recursos.
Saiba mais sobre o Polen.
RCAAP
O Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) consiste numa plataforma de armazenamento, preservação e promoção do acesso aberto ao conhecimento científico produzido em Portugal.
Assume-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico, nomeadamente, artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos pelos repositórios que integram a rede, quer nacionais, quer brasileiros.
Saiba mais sobre o RCAAP.
PTCRIS
O PTCRIS trouxe à investigação em Portugal uma mudança estrutural. A iniciativa consiste num quadro de normas, princípios e regras orientadores que vieram integrar sistemas de informação de suporte à atividade científica num ecossistema único, coerente e integrado.
Através desta estrutura, tem sido possível adequar a produção de conhecimento em Portugal às normas de referência internacionais, respeitando princípios de Ciência Aberta e de segurança da informação e privacidade.
Saiba mais sobre o PTCRIS.