O webinar “Ciência Aberta em Expansão: Novos Modelos, Avaliação e Dados Abertos”, reuniu mais de 300 participantes num debate dedicado à atividade científica realizada de um modo aberto, colaborativo e transparente, uma prática que vem facilitar a partilha e a comunicação de processos e resultados. A gravação da sessão e a apresentação estão agora disponíveis para todos os que pretendam ver ou rever.
Esta iniciativa, inserida nas comemorações da Semana Internacional da Ciência Aberta, contou com a participação de diversos membros da equipa de Ciência Aberta da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da unidade de serviços digitais FCCN, e do Co-Chair do recém-criado Capítulo Nacional da CoARA.
Durante a sessão online oradores e audiência fizeram um balanço do trabalho desenvolvido neste campo até à data, com destaque para alguns indicadores e novidades. Foram também debatidos os Novos Modelos de Comunicação Científica, a Iniciativa Diamante, a temática da Research Assessment e o Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação, uma medida integrada no investimento RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O principal objetivo do webinar era o de sensibilizar e promover as práticas de Ciência Aberta junto de investigadores, gestores de ciência, estudantes e do público em geral, o qual foi muito bem recebido e elogiado por todos os participantes.
Próximas Iniciativas
Como vem sendo habitual, a próxima edição da Semana Internacional da Ciência Aberta, em 2025, contará com uma nova sessão dedicada ao tema e conduzida pela FCT.
Até lá, esta temática permanecerá em debate em diversos eventos. Ainda em 2024, realiza-se o 11º Fórum GDI – Gestão de Dados de Investigação, entre os dias 21 e 22 de novembro, no Instituto Politécnico de Viseu. Em 2025, a 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), o 2º Encontro PubIn e as Jornadas FCCN 2025 levam também a Ciência Aberta a palco.