Ministra da Juventude e Modernização reuniu com equipa de gestão e operação do supercomputador

A Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, visitou a 7 de fevereiro as instalações do supercomputador português Deucalion, em Guimarães. A visita, que incluiu uma reunião com a equipa que opera aquela infraestrutura, foi parte integrante de um conjunto de contactos estabelecidos com a Universidade do Minho (UMinho), visando a consolidação de estratégias nacionais na área da Inteligência Artificial (IA).

O supercomputador Deucalion, inaugurado em setembro de 2023, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e gerido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o apoio da UMinho, e tem capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo. É por isso um instrumento fundamental para a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em diversos domínios, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de políticas públicas ligadas à modernização, inovação e empreendedorismo.

Atualmente, o Deucalion está também acessível aos investigadores que pretendam potenciar os seus projetos ao explorarem este recurso computacional inovador. As candidaturas aos acessos A2 e A3 do 5.º Concurso de Projetos de Computação Avançada, gerido pela FCT, através da sua unidade de serviços digitais FCCN, estão abertas até 11 de março de 2025.

Logotipo Plano de Recuperação e Resiliência, logotipo da Republica Portuguesa e Logotipo da União Europeia

Outros artigos relacionados