A um mês de fechar o período de candidaturas ao Prémio Arquivo.pt 2025, a FCCN falou com Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT, entidade responsável pela atribuição da Menção Honrosa para professores.  

A representante do .PT destacou o compromisso comum das duas entidades para com uma internet mais completa e informada, o que contribui para uma parceria duradoura com o Arquivo.pt, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da FCCN.  

    • O .PT é uma vez mais parceiro do Prémio Arquivo.pt. De que forma esta colaboração está alinhada com a vossa missão? 

    A missão do .PT é promover o desenvolvimento da Internet em Portugal. Acreditamos que não há futuro sem memória, e que o desenvolvimento da internet, em particular, também tem de olhar para o passado para construir um futuro mais robusto e informado.  

    O Arquivo.pt, ao preservar milhões de páginas web desde a década de 1990, assegura que a história digital nacional se mantém acessível, combatendo a efemeridade da informação online. Queremos que esta parceria seja espelho do nosso compromisso com uma Internet mais completa e informada, reforçando a nossa missão de promover o acesso ao conhecimento e a preservação da memória coletiva digital.  

    O Prémio Arquivo.pt é uma forma de materializarmos esse compromisso. É uma parceria que muito valorizamos e da qual nos orgulhamos bastante, por incentivar à partilha dessa memória com as gerações mais jovens.  

    • Porque consideram importante distinguir o trabalho dos professores no incentivo ao uso do Arquivo.pt? 

    Reconhecemos o papel fundamental dos professores na formação das gerações futuras. Eles são, tantas vezes, as pontes entre o passado e o futuro, transmitindo conhecimento e incentivando o pensamento crítico das gerações ao seu cuidado. Quanto melhor estas gerações conseguirem pesquisar e aceder a informação fidedigna, mais ferramentas vão ter para serem cidadãos ativos nas suas comunidades e vidas pessoais e profissionais. Este prémio é uma distinção aos professores que fazem esta ponte, e é um incentivo para que mais profissionais o façam. Ao premiar estes educadores, estamos a investir num futuro onde a pesquisa e a análise crítica da informação online serão competências essenciais. 

    • De que forma o Prémio Arquivo.pt é uma referência para estimular a preservação da informação online de forma segura? 

    A efemeridade da informação online torna o Arquivo.pt num recurso inestimável, e este prémio realça a sua utilidade para a investigação e a produção de conhecimento em diversas áreas, desde a Educação à Saúde, passando pela História e pela Sociologia. Ao dar visibilidade a projetos que utilizam o Arquivo.pt, o prémio inspira outros a explorar este recurso e a contribuir para a valorização da preservação da informação online.  

    • Que projeto vencedor da vossa menção honrosa mais vos marcou e porquê? 

    O apoio do .PT ao Prémio Arquivo.pt começou no ano passado, quando a nossa Menção Honrosa foi atribuída ao professor Ricardo Campos, da Universidade da Beira Interior (UBI). O professor incentivou o projeto “ArquivoNC – o arquivo web do Jornal de Notícias da Covilhã“, um trabalho de final de curso do aluno Rodrigo Dias da Silva.  

    Este projeto, que nos marcou pela sua pertinência local e utilidade prática, disponibiliza o acesso a dez anos de notícias do Jornal Notícias da Covilhã (2009-2019), preservadas pelo Arquivo.pt. A iniciativa demonstrou de forma clara o potencial do Arquivo.pt como ferramenta pedagógica e de investigação, e o papel do professor Ricardo Campos foi fundamental para os seus alunos integrarem esta ferramenta importante na sua pesquisa, como fonte de informação a ter em conta para esses e futuros trabalhos. 

    • O que mais valorizam nos projetos candidatos a esta menção honrosa? 

    Valorizamos projetos que demonstrem criatividade e inovação na utilização do Arquivo.pt como recurso pedagógico, explorando o seu potencial para a investigação e a aprendizagem. Projetos que promovam a literacia digital, a compreensão da importância da preservação da web e que tenham um impacto positivo na aprendizagem dos alunos e alunas. Se o projeto tiver uma componente de inclusão digital, tema que é muito caro ao .PT, ainda melhor. Adicionalmente, valorizamos a clareza na apresentação do projeto e a sua capacidade de inspirar outros educadores a utilizar o Arquivo.pt como uma ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem. 

    Últimos artigos