Responsável por transmitir dados de áudio e vídeo em tempo real, o RTP, ou Real-time Transport Protocol, é um protocolo utilizado nas comunicações de voz sobre IP (VoIP). Geralmente utilizado juntamente com o SIP (Session Initiation Protocol), disponibiliza durante as suas comunicações um controlo de qualidade de serviço de forma a garantir a entrega dos pacotes de dados em tempo real com a menor latência possível.
A sua versatilidade, permite a configuração de várias opções de media com diferentes taxas de amostragem, ou seja, é compatível com vários codecs de áudio e vídeo. Devido a esta versatilidade, existem diferentes tipos de aplicações e dispositivos capazes de realizar comunicações com sucesso utilizando o protocolo na sua comunicação.
Na rede RCTS VoIP, durante uma chamada, após a sinalização (SIP – Session Initiation Protocol) o RTP entra em ação. O RTP cria várias amostragens de áudio e com um sistema de numeração insere-as em vários datagramas de forma a garantir que os pacotes são entregues na ordem correta. Esses pacotes, contêm timestamps para controlar o tempo de reprodução dos dados e ajustar a velocidade de reprodução. Tendo em conta que se trata de um protocolo em tempo real, a velocidade de transporte é prioritária e, portanto, o RTP irá utilizar o protocolo de datagramas (UDP) para enviar dados.
Uma boa analogia para entender o RTP é imaginar um sistema de correio:
- 1º Devido à complexidade e tamanho da mensagem, o RTP, retira várias amostragens da mensagem e encapsula os dados em várias pequenas cartas (pacotes) com um endereço de destino e um número de sequência.
- 2º De seguida as cartas são enviadas, em separado, para o processo de entrega onde podem enfrentar congestionamentos, atrasos, desvios e perdas.
- 3º Na receção, o recetor RTP, analisa cada carta para validar se existe erros e orienta-as, através do seu número sequencial, a ordem correta de cada carta juntando as pequenas partes como um puzzle e entregando a mensagem completa à aplicação.
O que é o RTCP?
O RTCP é semelhante ao RTP, no entanto, não transporta dados de media mas a sua função é o controlo desses mesmos dados. Através de feedback sobre esses dados o RTCP gera relatórios sobre a qualidade da transmissão incluindo taxas de perdas de pacotes e atrasos, ou seja, ajuda a sincronizar o tempo entre a origem e o destino. Para uma boa experiência de comunicação em tempo real, ambos os protocolos são necessários.
Em suma, o RTP é o protocolo de transporte em tempo real mais utilizado durante as transmissões de voz e vídeo e é especificamente utilizador na rede RCTS VoIP. É através desde protocolo que após a sinalização (SIP – Session Initiation Protocol) ocorrer nas chamadas, é possível ouvirmos a voz de quem estamos a ligar e vice-versa.