Passar para o Conteúdo Principal
 

“O Colibri tem um grande impacto na colaboração”

“O Colibri tem um grande impacto na colaboração”

O Diretor dos Serviços Avançados da Unidade de Computação Científica Nacional, João Gomes, descreve as principais mais-valias do serviço de colaboração de videoconferência Colibri, revelando alguns dos números que marcam o seu crescimento.

Como descreve o serviço Colibri?
O Colibri é um serviço de colaboração que permite realizar reuniões a distância entre vários participantes a partir do seu computador e/ou integrando salas de videoconferência, com alta capacidade de escalabilidade, fácil de usar, com grande qualidade e estabilidade de vídeo.

A quem ou em que situações pode ser útil?
Este é um serviço que tem como destinatários professores, alunos, investigadores e funcionários associados a instituições do ensino superior e científicas. Permite a realização de reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais, com opção de gravação, poupando-se tempo, dinheiro e o ambiente em deslocações. Quem usa pela primeira vez fica fã e evangelizador.

Qual é a visão de futuro para este serviço? 

Este serviço já vai na 3.ª geração tecnológica, agora na cloud e com mais de 12.000 sessões no último ano, servindo 35.000 participantes, o que representou um aumento de 49% e 81%, respetivamente, em relação ao ano anterior. Isto representa um grande impacto na colaboração [científica e académica] e poupanças pelo licenciamento central baseado em sessões simultâneas. Continuaremos a evoluir este serviço, ouvindo a comunidade e medindo o seu impacto e custo-benefício.