Passar para o Conteúdo Principal
 

“Com a NAU, qualquer pessoa pode expandir o seu conhecimento”

“Com a NAU, qualquer pessoa pode expandir o seu conhecimento”

O Responsável pelo Projeto NAU, Rui Ribeiro, explica as principais linhas orientadoras desta iniciativa para a construção de uma plataforma de Ensino e Formação a Distância para Grandes Audiências.

Como pode descrever o Projeto NAU? 

O projeto NAU é uma iniciativa nacional, liderada pela FCT, que compreende a construção e operação de uma plataforma para Ensino e Formação a Distância para Grandes Audiências. Assim, esta infraestrutura técnica e operacional permite a publicação e dinamização de cursos a distância para grandes audiências, normalmente designados por cursos MOOC ‘Massive Open Online Course‘, orientados para a Administração Pública e Ensino Superior.

A quem e em que situações pode ser útil? 

Todos os cidadãos e grupos profissionais a quem a administração pública pretende informar, para que se possam reforçar competências, ou que pretendam fazer uma aprendizagem ao longo da vida. Os conteúdos da plataforma serão multilingues (português e inglês), mas com predominância da língua portuguesa e incluem, entre outros, cursos com conteúdos científicos, como tratamento de dados, destinados a investigadores e universitários; cursos dirigidos a profissionais de saúde ou sobre acolhimento de trabalhadores estrangeiros são alguns exemplos.

Qual a visão de futuro para este projeto? 

O futuro da NAU passa por aproximar a administração pública dos cidadãos e pretende-se que seja um veículo privilegiado para divulgação e expansão da cultura portuguesa, bem como uma referência no ensino a distância, onde qualquer pessoa poderá expandir o seu conhecimento e aprender sobre o mundo.