Passar para o Conteúdo Principal
 

E se as Jornadas tivessem sido em abril?

E se as Jornadas tivessem sido em abril?

Num momento em que o país e o mundo se encontram de portas fechadas, enfrentando uma pandemia, o ponto de encontro anual das diversas comunidades de gestores e de utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizados pela FCCN, sofreu um esperado adiamento.

Inicialmente programadas para os dias 21, 22 e 23 de abril, as Jornadas de Computação Científica 2020 aconteceriam esta semana.

Não sendo possível as realizações desta nossa reunião anual, estão agendadas novas datas e esperamos poder reunir a comunidade, em Leiria, nos dias 13, 14 e 15 de outubro.

Ainda assim, para assinalar aquela que seria a data original de realização, deixamos alguns destaques sobre alguns dos nossos serviços.

 

 

 

 

A Equipa RCTS CERT destaca o serviço DNS Firewall: um mecanismo que dificulta a infecção de sistemas por malware, uma vez que quando é solicitada a resolução de nomes de domínios maliciosos, a resposta obtida através do protocolo DNS é alterada.

São assim impedidas infecções provenientes de domínios maliciosos, já identificados e categorizados, apresentando aos utilizadores uma página de alerta. A lista, que é atualizada diariamente, é construída com base em diversas fontes de informação internacionais credíveis e na própria atividade do RCTS CERT.

A subscrição do serviço é gratuita e pode ser concretizada através do endereço dnsfw@fccn.pt (indicando apenas quais as redes IP públicas IPv4 e IPv6 da entidade que se pretende proteger).

Por fim, o RCTS CERT deixa um convite a todas as instituições que integram a RCTS para testarem o grau de preparação dos seus utilizadores, através da realização de uma simulação de campanha de phishing, que pode ser solicitada através de info@cert.rcts.pt.

 

nau_sempre_a_aprender

 

 

Ensino e Formação a Distância para Grandes Audiências

Não tendo como objetivo revelar as surpresas de assistir ao vivo às Jornadas 2020, em Leiria, e sim, aguçar as expectativas que nos esperam para esses dias, em outubro, partilhamos a situação atual da NAU.

Novo Website

Um dos pontos fulcrais passa pelo desenvolvimento da nova casa da NAU, um website responsivo para que o utilizador possa ter uma melhor experiência, acesso rápido aos cursos da plataforma e que, naturalmente, possa atrair tráfego orgânico para uma maior divulgação da oferta disponibilizada, assim como das entidades parceiras do projeto.

Mecanismos de autenticação

Pretende-se  expandir o perfil do utilizador, permitindo assim acomodar mecanismos de identificação eletrónica – cartão de cidadão, chave móvel digital (RCTSaai, ORCid, PTCris) e sistema de certificação de atributos profissionais.

Os mecanismos de autorização da plataforma vão permitir a possibilidade de incluir atributos pessoais e profissionais de forma a poderem gerar certificados de acordo com as normas vigentes em Portugal.

Certificados em pdf

A juntar a este desenvolvimento, está a ser trabalhada a possibilidade de produzir certificados em formato pdf, os quais vão permitir um maior nível de fidelidade e controlo de impressão. Estes ficheiros, além de conter os dados necessários referentes ao utilizador e ao curso, serão assinados digitalmente garantido assim a sua integridade.

Alguns números NAU

Falando de números, até à data, temos 21 organizações aderentes e mais de 100 cursos disponibilizados ao longo do tempo. Estão inscritos cerca de 59.000 utilizadores, que representam mais de 83.000 matrículas.

Dados de utilização NAU disponíveis em https://www.fccn.pt/estatisticas

Continuidade do projeto

Em 2019 foi submetida uma nova candidatura para dar resposta a um conjunto de necessidades a implementar. Este novo projeto, identificado com FAN – Ferramentas Avançadas NAU tem diversos eixos de ação.

A NAU torna mais evidentes questões do interesse na comunidade de ensino a distância. As boas práticas que as entidades aderentes à NAU trazem são difíceis de replicar num curso aberto e massivo. É nesse sentido que está a ser desenvolvida documentação e formação que permita mudar os mindsets atuais, seja do contexto presencial – como os docentes do ensino superior – seja proveniente de contextos de formação tradicional, num ambiente online.

Os MOOC têm uma forte participação de trabalhadores, dadas as suas características – nomeadamente a disponibilidade de tempo – a produção de um curso deve ter uma estruturação e comunicação diferentes, para manter os formandos envolvidos e motivados.

A Equipa NAU espera poder falar de tudo isto e muito mais, presencialmente nas Jornadas 2020, pois, para além destas novidades, há ainda muito para partilhar.

 

RNCA

 

 

 

A Rede Nacional de Computação Avançada traz também, nesta fase, algumas novidades.  A primeira sobre o Deucalion, o supercomputador que será instalado em Riba d’Ave, no Minho Advanced Computing Centre (MACC), e que virá reforçar a capacidade nacional de computação avançada, em 2020/2021.

O Deucalion materializa um aumento significativo do poder de computação disponível em Portugal. Irá permitir um acesso mais facilitado a toda a comunidade do sistema científico e tecnológico nacional para trabalhos no domínio do cálculo intensivo, da ciência de dados e da inteligência artificial.

Assim, foi recentemente dado mais um passo no processo de financiamento, após o acordo para a instalação já assinado e aprovado em 2019.

Recorda-se que este projeto integra a iniciativa EuroHPC – European High Performance Computing e a instalação deste supercomputador surge no âmbito de uma candidatura liderada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Se as Jornadas fossem agora, na sessão de Computação Avançada iriam ser partilhados alguns indicadores de uso do supercomputador Bob. Um dado curioso está relacionado com o número de horas utilizadas: registaram-se mais de 12 milhões de core.horas desde o início da fase piloto em julho de 2019 e até março de 2020.

Alguns dados sobre a utilização dos clusters Bob (MACC) e Cirrus (INCD):

Evolução mensal de utilização (core_CPU x hora) :

*Em dezembro de 2019 foi realizada atualização do sistema de ficheiros LUSTRE (sistema de ficheiros do supercomputador Bob)

**Em 2020-03 tiveram lugar medidas especiais de isolamento social, como o fecho de Universidades e escolas, devido ao surto de COVID-19

 

Evolução mensal no número de utilizadores distintos:

 

Evolução da potência elétrica dissipada pelos clusters:

Outra das novidades, esta resultante do momento que todos estamos agora a viver, é a participação da RNCA no concurso da FCT para Projetos de Investigação & Desenvolvimento: “AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias – 2020”.

Esta call enquadra-se na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030 (designadamente no Eixo 5 – Investigação) e tem como objetivo de, em linha com o disposto no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19) da Direção Geral da Saúde (DGS), promover projetos na área da Ciência dos Dados que contribuam para melhorar as respostas dos organismos da Administração Pública aos impactos do presente surto da COVID-19, bem como de futuras pandemias.

Por fim, uma última novidade está relacionada com a nova página dedicada à informação sobre a RNCA, alojada em fccn.pt. Esta está projetada ir para o ar nos próximos dias, pelo que todos os interessados só terão que estar atentos ao website da FCCN.

 

 

 

 


Prémio Arquivo.pt

O Arquivo.pt não é só um serviço que se dedica ao passado, no presente têm também muito para partilhar. Para começar, a 3ª edição do já conhecido Prémio Arquivo.pt segue, prestes a terminar, a 4 de maio, o período de envio de candidaturas.

Como é sabido, o Prémio galardoa trabalhos sobre qualquer tema que tenham por base o Arquivo.pt como fonte de informação. Poderão ser trabalhos de equipa ou individuais.

A candidatura pressupõe entrega de um texto de 2000 palavras sobre o projeto a apresentar e um vídeo de 3 minutos. O primeiro prémio tem o valor de 10 000 €, havendo ainda prémios para os segundos e terceiros classificados, bem como uma menção honrosa do Jornal PÚBLICO, caso algum trabalho submetido seja focado no arquivo da web com relação ao Público online.

Um júri externo e multidisciplinar ajudará na decisão: Helena Freitas na área de Biologia; Maria Beatriz Marques na área da Ciência da Informação; Miguel Fontes na área de Sociologia e Gestão; Paulo Bastos na área de Comunicação e Tecnologia e Teresa Firmino na área de Comunicação de Ciência.

Os vencedores serão anunciados em novembro durante o Encontro Ciência 2020.

Mais informações em arquivo.pt/premio2020.

 

Viagens no Tempo

Foram já desenvolvidas várias Timelines em conjunto com entidades que, por ocasião de celebração de efemérides, com a ajuda do Arquivo.pt, construíram autênticas viagens no Tempo.

Assim, por ocasião da celebração dos seus 30 anos de atividade, o PÚBLICO selecionou um conjunto de páginas que espelham o passar dos anos e em colaboração com o Arquivo.pt podemos assim ter acesso a uma linha temporal e viajar um pouco pelos últimos 30 anos de vida deste célebre jornal.

Visitar Linha do tempo PÚBLICO em arquivo.pt/30anospublico.

Coleção especial Eleições Europeias 2019

A equipa do Arquivo.pt trabalhou também numa coleção especial inteiramente dedicada às Eleições Europeias. Esta compilação abrange conteúdos em 24 línguas.

 

Exposições itinerantes Arquivo.pt

(Antes e depois da quarentena)

O passado da web portuguesa tem estado em exposição em vários locais do país, desde janeiro de 2019. Esta exposição itinerante mostra a quem a visita algumas das páginas mais emblemáticas da história recente de Portugal, preservadas no Arquivo.pt.

primeira home page do site da RTP ou a página da Expo 98 são alguns dos exemplos das páginas em exposição, contendo também informação sobre o arquivo da web portuguesa e sobre a edição de 2020 do Prémio Arquivo.pt.

O Arquivo.pt informa ainda que esta é uma exposição itinerante. Os interessados em acolher este conjunto de materiais na sua cidade ou instituição, poderão entrar em contacto e submeter o pedido.

 

 

 

 

 

 

Memorial do Arquivo.pt

 O serviço Memorial do Arquivo.pt oferece uma preservação de alta-qualidade do conteúdo de websites que já não são atualizados, com a possibilidade de manutenção do domínio original.

Existem websites que já não são atualizados com novos conteúdos, mas que têm de ser mantidos online porque disponibilizam informação importante, como por exemplo, os websites de projetos concluídos.

Por exemplo, o domínio www.umic.pt mantem-se ativo apontando para uma versão preservada no Arquivo.pt. Os responsáveis por este site deixaram de ter de manter a infraestrutura que o suportava (ex. servidores, eletricidade, sistema de gestão de conteúdos) passando a manter apenas o domínio ativo.

Este serviço está disponível para quem queira enviar o seu site para o Memorial do Arquivo.pt. Pedidos para incluir websites no memorial poderão ser endereçados à equipa Arquivo.pt.

 

Novo módulo de Formação Arquivo.pt

O Arquivo.pt promove ações de partilha de conhecimento na área de preservação e investigação sobre informação preservada da Web. Os principais objetivos destas ações são:

  • maximizar a produtividade dos seus utilizadores na exploração do serviço
  • sensibilizar os autores de conteúdos Web para a importância da preservação do seu património digital

 

O novo módulo “Preservação de Websites: Faça-você-mesmo”, foi adicionado aos planos de formação já existentes. Este novo módulo é destinado aos a Profissionais da Informação e Comunicação.

Mais informação em arquivo.pt/forma.

 

Coleções especiais Corona Vírus

Não podendo ignorar a fase pela qual todos passamos, e para que mais tarde possa ser possível revisitar muita da informação que tem sido gerada, o Arquivo.pt preservará coleções especiais Corona Vírus, quer a nível internacional, em colaboração com a IIPC – International Internet Preservation Consortium compilou, quer a nível nacional.

A coleção destes conteúdos, a nível internacional é composta por:

  • 3 064 endereços selecionados
  • 1 237 (40%) sugeridos pelo Arquivo.pt principalmente em Língua Portuguesa através de processo semi-automático
  • Recolhas da coleção internacional a partir de 23 de março
  • com/iipc-corona

A coleção nacional é composta por:

  • 104 endereços para recolha diária durante a crise a partir de 27 de março
  • 236 endereços para recolha única mas exaustiva: Twitter
  • 135 vídeos do Youtube

 

Nova versão do Arquivo.pt lançada a 15 de abril (WebApp)

Uma novíssima versão do Arquivo.pt denominada WebApp foi lançada no dia 15 de abril de 2020. O objetivo desta nova versão é uniformizar a experiência de utilização entre diferentes dispositivos e reduzir custos de manutenção através da remoção de componentes com funções redundantes.

Esta nova versão tem como principal novidade a junção das interfaces desktop e móvel numa única interface de utilização, sendo a versão desktop desativada e capacitando a versão móvel de modo a funcionar em vários tipos de dispositivo e tamanhos de ecrã

Todos são convidados a testar, seria uma ajuda preciosa o teste de utilizadores em diferentes dispositivos!

Para dar feedback desta nova versão à equipa Arquivo.pt bastará enviar para contacto@arquivo.pt.

 

Serviços Técnicos de Vídeo

 

 O Colibri e o educast têm sido um suporte valioso no que respeita à capacitação para o Ensino a Distância no Ensino Superior e têm tido elevada procura nesta fase de pandemia.

Assim, deixamos alguns dados sobre a utilização destes serviços, durante esta fase e um interessante comparativos em relação aos mesmos períodos no ano anterior:

 

 

Totais durante a Crise Covid-19, entre 11 Mar e 19 de Abril 2020:

Reuniões/Aulas: 218.540

Participantes: 3.960.005

Comparação:

Durante 2019 houve uma média de utilização de 124 reuniões por dia

Agora estamos sempre acima das 9.500 reuniões por dia

Durante 2019 tivemos uma média de utilização de 827 utilizadores diários

Agora estamos sempre acima dos 200.000 por dia

 

 

 

 

Totais durante a Crise Covid-19, mês de março 2020:

 

Educast (Março de 2020):

Vídeos produzidos: 2.748 (durante todo o 2019 tivemos um total de 2.179)

Novos utilizadores: 10.223

Visualizações: 418.928

Canais criados: 961

 

Por fim, gostariamos de relembrar que contamos com 34 patrocinadores e 4 apoios no suporte ao nosso evento anual, aos quais muito agradecemos.

Resta-nos esperar com entusiasmo a realização presencial das nossas Jornadas e poder contar com toda a comunidade de 13 a 15 outubro, no Politécnico de Leiria. Até breve!