Passar para o Conteúdo Principal
 

eduroam: Navegar sem fios no Pavilhão do Conhecimento

eduroam: Navegar sem fios no Pavilhão do Conhecimento

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, junta-se ao serviço de mobilidade da rede sem fios eduroam.

Na prática, esta novidade significa que o Centro Ciência Viva está preparado para fornecer aos seus visitantes, oriundos de várias instituições ligadas à rede eduroam, o acesso à Internet sem a necessidade de qualquer configuração ou alteração dos seus equipamentos.

O sistema de autenticação da rede eduroam está ligado a uma rede nacional, promovida e gerida pela Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, e que engloba várias instituições de ensino superior, laboratórios de estado e outros organismos de âmbito académico e de investigação. Essa mesma rede está também ligada ao resto do mundo, onde entidades similares providenciam o mesmo conjunto de serviços.

A eduroam é uma rede académica, sem fios (wireless), que pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha acesso a uma conta válida de uma das instituições aderentes. Trata-se de um serviço de rede onde é permitido o roaming de utilizadores de forma segura entre diferentes instituições.

A ligação à rede eduroam fornece ainda aos seus utilizadores, milhares de hotspots em todo o mundo (89 países aderentes), o que significa que através da autenticação da instituição de origem, é possível para o utilizador, aceder à eduroam, em viagem, no próprio país ou mesmo globalmente.