Go to main content
 

Anunciado cabo submarino que ligará Europa e América Latina

Anunciado cabo submarino que ligará Europa e América Latina

Projeto Bella

O Consórcio BELLA (Building the Europe Link to Latin America), anunciou a formalização de acordos para a construção de um cabo submarino direto que irá ligar a Europa e a América Latina. A entrada no espaço europeu será feita em Sines. 

A ligação através do novo cabo submarino de fibra óptica – EllaLink – possibilitará a criação de uma rede de investigação e educação entre os dois continentes durante toda a vida útil do sistema. A implantação da infraestrutura de fibra óptica que conectará as duas regiões entre os pontos de ligação de Sines (Portugal) e Fortaleza (Brasil) começará nos primeiros meses de 2019.

O processo será iniciado com o estudo do solo oceânico para determinar a extensão do cabo. Em seguida, começa a fabricação do sistema de cabos. Segundo as previsões, os primeiros pacotes de dados começarão a ser transmitidos no final de 2020.

Segundo o CEO da GÉANT, Erik Huizer, este é “um importante marco do Programa BELLA (iniciativa para a construção de uma ligação direta entre a Europa e a América Latina”. Através deste sistema de cabo, será aumentada a capacidade de comunicação entre as comunidades de investigação e educação da Europa e da América Latina. Desta forma, acrescentou Huizer, este projeto possibilitará a promoção “da ciência aberta e o intercâmbio de conhecimento, com um forte impacto nos serviços de observação da terra, especialmente no Copernicus”.

De acordo com Erik Huizer, os benefícios desta iniciativa conjunta não se ficarão pelas áreas da investigação e educação. “Creio que as repercussões positivas do programa alcançarão não somente o setor da investigação científica e educação em global, mas a sociedade como um todo”, reforçou.

A mesma opinião é partilhada pelo CEO da RedCLARA, Luis Eliécer Cadenas, para quem a nova ligação trará impactos positivos também para a economia das duas regiões. “Esta é uma conquista muito importante dentro deste projeto de potenciar a cooperação entre a América Latina e a Europa”. A nova ligação, sublinhou, fortalecerá “as atividades de investigação para os dois continentes e, de um ponto de vista mais amplo, tem potencial para impactar o crescimento económico de ambas as regiões através da inovação”, celebrou.

Por esta razão, salienta o chefe de compras da GÉANT e responsável de compras para o BELLA, Paul Rouse, este é um projeto “emblemático”, ao ser “o resultado de um modelo totalmente novo de fornecimento de conectividade intercontinental estratégica para os setores da investigação e da educação”. Entre os benefícios destacados por Rouse estão “a flexibilidade, a rentabilidade e a capacidade necessárias para satisfazer as necessidades dos investigadores e académicos das suas regiões”.

Sobre o Projeto Bella
O BELLA (Building the Europe Link with Latin America) é um projeto que tem o objetivo de atender às necessidades de conectividade de longo prazo das comunidades de investigação e educação europeias e latinoamericanas. Desta forma, o projeto garante o Direito de Uso Irrevogável (Indefeasible Right of Use – IRU) de um cabo submarino direto entre as duas regiões, assim como a implementação de uma rede de investigação e educação com 100Gbps de capacidade, em toda a América Latina.

Este é um projeto implementado por um Consórcio de Redes Regionais de Investigação e Educação integrado pela GÉANT (Europa) e pela RedCLARA (NREN da América Latina), e pelas Redes Nacionais Académicas (NRENs) do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Portugal (Unidade FCCN) e Espanha.

O financiamento do projeto BELLA está a cargo da União Europeia, por meio do programa Horizonte 2020, e ainda da CEDIA (Equador), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia) e RNP (Brasil). Juntas, as redes contribuem com 30% do custo de acesso ao cabo transatlântico do EllaLink, além de contribuírem significativamente para o upgrade da rede regional da RedCLARA na América do Sul.

Para mais informações, visite: http://www.bella-programme.eu