A Associação DNS.PT sucedeu à unidade FCCN na responsabilidade pela gestão, registo e manutenção do TLD (Top Level Domain) .pt, o domínio de topo de Portugal.
A Associação DNS.PT tem como associados a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT – IP, a Associação da Economia Digital (ACEPI) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas foi fundada em 1973 e tem como objetivos fomentar a investigação nos sistemas de informação documental.
É participada pela FCT no âmbito das atividades da Unidade FCCN, e assume especial importância para o bom funcionamento dos serviços de bibliotecas online, arquivo e repositórios científicos.
A INCD – Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída tem como principal atividade fornecer serviços de computação e armazenamento à comunidade académica e científica nacional.
A Unidade FCCN providencia o espaço físico para as atividades da INCD – Sala GRID – e providencia a conetividade necessária para a eficaz operação do serviço, através da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.
O RIPE NCC tem como missão central operar o Registo Internet Regional (fornecendo recursos de numeração Internet aos seus membros) na sua área geográfica de atuação: Europa, Médio Oriente e algumas partes da Ásia Central.
A Unidade FCCN é um dos membros de longa data do RIPE NCC, assegurando para a RCTS os recursos de numeração Internet necessários à sua operação (endereços IPv4, IPv6 e números de sistema autónomo).
A GÉANT é o “ponto de encontro” das várias NRENs europeias. Fundada em 2000, a GÉANT liga 50 milhões de utilizadores espalhados pela Europa em mais de 10 mil instituições.
A Unidade FCCN faz parte, desde o primeiro momento, da rede GÉANT.
A Euro-IX – European Internet Exchange Association é uma associação que tem como missão a centralização e troca de tráfego através da ligação a 80 IPx (internet Exchange points) por todo o mundo.
A Unidade FCCN é um dos membros efetivos desta organização, através do GigaPIX, o ponto de troca de tráfego nacional.
A INHOPE – International Association of Internet Hotlines – é uma rede colaborativa formada por 51 linhas de recepção de denúncias, espalhadas por 45 países de todo o mundo, com a missão de contribuir para a eliminação de conteúdos ilegais na internet.
A FCT e a Unidade FCCN, através da Linha Alerta, fazem parte desta rede internacional de combate aos conteúdos ilegais, através do encaminhamento de denúncias quer para as autoridades locais, quer para linhas congéneres.
A COAR – Confederation of Open Access Repositories – é uma associação internacional constituída por 100 membros de todo o mundo e assume-se como uma das principais vozes da comunidade de repositórios científicos.
A Unidade FCCN participa na COAR é membro do COAR enquanto responsável pelo RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, que integra o ecossistema PTCRIS.
O EuroCRIS é uma associação que promove a cooperação e partilha de conhecimento sobre a gestão da informação de suporte à atividade científica e a interoperabilidade entre os sistemas subjacentes através do CERIF, modelo de dados relacional recomendado pela União Europeia para expressar as entidades envolvidas no ciclo de investigação e respetivas relações.
A unidade FCCN é um dos membros do EuroCRIS enquanto responsável pelo PTCRIS.
O FIRST – Forum of Incident Response and Security Teams – surge em 1989 nos Estados Unidos, com a missão de auxiliar a partilha de experiências entre equipas de resposta a incidentes de segurança espalhadas pelo mundo.
É participada pela Unidade FCCN através das atividades do RCTS CERT.
A ORCID – Open Researcher and Contributor ID – tem como missão promover a atribuição de um identificador individual único a todos os que se dedicam à investigação académica e científica.
A Unidade FCCN participa diretamente na atividade da ORCID, importante para a eficaz operação de serviços de apoio à investigação, em especial o PTCRIS.
A LYRASIS + DURASPACE é uma associação nova-iorquina que disponibiliza software open source que o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – utiliza para disponibilizar serviços eletrónicos de gestão de outputs. Estes serviços eletrónicos integram o ecossistema PTCRIS.
A LYRASIS + DURASPACE tem como missão liderar e inovar no que diz respeito às tecnologias abertas de acesso a dados digitais.
A COUNTER – Counting Online Usage of NeTworked Electronic Resources – é uma organização sediada no Reino Unido que define protocolos e standards para a medição consistente e normalizada da utilização de recursos eletrónicos.
É participada pela FCT – Unidade FCCN e assume especial importância nas atividades da b-on.