ENCONTRO SOBRE REDES
1988 foi um ano importante na história da FCCN. Em junho desse ano a FCCN promoveu um Encontro Sobre Redes que reuniu em Lisboa um grande número de professores e investigadores portugueses interessados no acesso às facilidades que as redes de comunicações e de computadores já demonstravam ter para o desenvolvimento do ensino superior e da investigação científica.
Deste Encontro sobre Redes resultam decisões e conclusões importantes.
Foi reconhecida a importância das redes de dados para a exploração mais racional dos equipamentos informáticos, para a troca de mensagens e ficheiros (primeiros passos do correio eletrónico) e para a consulta de bases de dados.
Foi salientada a importância da interligação da nova rede com as suas congéneres europeias de modo a combater o isolamento dos investigadores portugueses.
Estabeleceu-se uma equipa com a missão de promover a constituição da infraestrutura que ligará em rede as universidades portuguesas e outras instituições dedicadas à investigação. Nesta altura algumas ainda sem acesso a qualquer rede de dados.
Foi decidida a compra de um supercomputador que ficasse acessível a toda a comunidade de investigação e desenvolvimento através de uma rede nacional. O computador escolhido viria ser o Convex C220, com uma velocidade de computação 20 vezes superior ao computador de cálculo científico mais rápido disponível em Portugal na altura.
Para contextualizar o momento e o mundo em que Portugal vivia, recordamos que esta era uma época em que as máquinas de escrever ainda reinavam, o primeiro telemóvel Nokia surgia no mercado, o formato GIF era inventado e a linguagem de programação PERL tornava-se disponível.