Resultados do Piloto
Através da participação de várias instituições de ensino superior, com a coordenação de uma equipa da Unidade de Computação Científica Nacional (Unidade FCCN) da FCT, foi possível fazer um caminho de aprendizagem relativamente ao que deve ser feito para o futuro.
A primeira e principal conclusão retirada é que as soluções de avaliação remota existentes no mercado apresentam várias dificuldades de implementação, tendo em conta a realidade e os objetivos do Ensino Superior português. Para além de um custo elevado (as plataformas mais avançadas na prevenção da fraude possuem valores que rondam os 10€ por aluno por exame), a maioria dos docentes que participou no piloto indica estas soluções como pouco eficazes na prevenção da fraude.
Por outro lado, relativamente à Proteção de Dados – uma das principais problemáticas associadas a este tema – o projeto piloto concluiu que as soluções de avaliação remota existentes não transmitem o nível de confiança, no que toca à gestão de dados, que é exigível dos docentes e instituições de ensino superior portuguesas. Uma das principais aprendizagens deste projeto piloto está relaciona com o papel complementar do Colibri. Como algumas plataformas existentes não permitem a monitorização em tempo-real por vídeo, este serviço da FCCN, que tem por base a tecnologia Zoom, foi utilizado em conjugação por algumas das instituições aderentes ao piloto.
De acordo com as conclusões do projeto piloto, estas soluções combinadas parecem ser suficientes para grande parte das utilizações. A integração do Colibri com outra ferramentas é bem aceite por parte dos docentes, ainda que seja necessário encontrar uma solução integrada e ajustada às necessidades das IES nacionais que não são resolvidas pelas ferramentas comerciais. Nesse sentido, a integração do Colibri neste piloto permitiu tirar algumas conclusões sobre quais as funcionalidades críticas para que uma futura plataforma de avaliação possa ter sucesso.
A possibilidade de comunicação bidirecional (docente/aluno e docente/turma), o custo compatível com a realidade financeira das IES, o registo e análise dos dados (áudio e vídeo) em local controlado e com legislação clarificada foram apontados como alguns dos passos estratégicos e necessários, bem como a eventual integração das principais funções numa aplicação única que possa ser executada em vários dispositivos.