Passar para o Conteúdo Principal
 

MoRENet CSIRT listado no Trusted Introducer

MoRENet CSIRT listado no Trusted Introducer

csirtmorenet

O MoRENet CSIRT – equipa de resposta incidentes de informática, associada à NREN de Moçambique – passou a estar listado no Trusted Introducer, sendo o primeiro CSIRT de Moçambique a constar desta lista.

Um CSIRT (Computer Security Incident Response Team) é um coletivo de técnicos responsável pela resposta a incidentes de segurança informática. Este poderá ser um serviço prestado externamente à organização, através de uma empresa especializada ou poderá ser uma unidade da própria organização. No caso dos CSIRTs de uma NREN, estes atuam no seio da comunidade académica e científica do país em que se encontram inseridos.

Por sua vez, o Trusted Introducer Service é uma espécie de hub dos serviços de infraestrutura e serve como centro de informações para todas as equipas de segurança e resposta a incidentes. Lista todas as equipas e as respetivas credenciais e certifica as equipas de acordo com o nível de maturidade comprovado e verificado. Através deste serviço, a equipas de segurança e resposta a incidentes interajem de forma eficiente e efetiva entre si potenciando a capacidade de interajuda e de resposta a desafios de segurança. O serviço é gerido sob a alçada da GEANT.

No Trusted Introducer (TI) pode ser consultada a base de dados de CSIRTs da Europa (também conhecidas como CERTs) e das equipas de segurança. Para constar da lista é necessário que a equipa proposta cumpra os requisitos formais de acreditação definidos.

A integração na lista do Trusted Introducer por parte do MoRENet CSIRT contou com o apoio do RCTS CERT e do CERT.PT (CNCS), entre outros.