Integração na Fundstat é realizada a partir do registo nacional SciPROJ, incluído no programa PTCRIS – a iniciativa da Unidade FCCN que trabalha em prol de um ecossistema científico e de inovação integrado e coerente, no qual a informação sobre a atividade científica flui entre os vários sistemas. 

A Unidade FCCN iniciou o processo de integração do registo nacional de financiamento atribuído à atividade de I&D e Inovação em Portugal na Fundstat. Esta infraestrutura de dados faz parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e reúne informações de 22 bases de dados de diversos países, incluindo Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Japão, Suécia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos e Comissão Europeia. 

A Fundstat é uma plataforma que permite análise e comparação internacional do financiamento público a projetos de I&D e Inovação, através de ferramentas de inteligência artificial, como processamento de linguagem natural. Além de fornecer informações e indicadores adequados sobre financiamento, esta infraestrutura tem como objetivo analisar a direção do financiamento público, identificando áreas emergentes em ciência e tecnologia. 

A colaboração permitirá a inclusão de informações sobre Portugal em futuros estudos realizados pela OCDE e fornecerá informações sobre a direção do financiamento em áreas relevantes, como a Transição Verde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

O papel do PTCRIS 

Esta integração é realizada a partir do registo nacional de financiamento de C&T, desenvolvido no âmbito do programa PTCRIS – a SciPROJ. Esta plataforma agrega dados do financiamento nacional (FCT, QREN, Portugal 2020 e ANI) e internacional (União Europeia), que sustenta as atividades científicas e tecnológicas em Portugal.  

A SciPROJ insere-se nos objetivos do PTCRIS, que se foca no desenvolvimento de um quadro normativo de interoperabilidade e infraestruturas de suporte tendo em vista a integração dos sistemas de gestão científica das várias entidades do ecossistema acadêmico-científico, em estreito alinhamento com o princípio “Registar uma vez, reutilizar várias”. Essas iniciativas estão alinhadas com a política de dados abertos da FCT e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). 

Pode saber mais sobre o programa PTCRIS em ptcris.pt

Últimos artigos